São verbos flexionados?
Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado.
Quais são os verbos flexionados no modo imperativo?
Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. … O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.
O que é flexão de modo dos verbos?
A flexão de modo dos verbos expressa a atitude daquele que fala em relação ao objeto de sua enunciação.
O que é verbo flexionado e infinitivo?
O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.
Como o verbo pode ser flexionado?
Os verbos podem ser flexionados em número, pessoa, modo e tempo. Ou seja, dependendo das relações citadas, o verbo assume determinada forma. Quando falamos em número, referimo-nos às flexões verbais de singular e plural.
O que é uma palavra flexionada?
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
O que é verbo no modo imperativo exemplos?
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.
E verbos no imperativo?
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
O que é um modo de um verbo?
Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.
Quais são as flexões verbais com exemplos?
Flexões verbais
- Voz ativa – o sujeito é o agente da ação verbal. Os professores aplicaram as provas.
- Voz passiva – o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. As provas foram aplicadas pelos professores.
- Voz reflexiva – o sujeito, de forma simultânea, pratica e recebe a ação verbal. O garoto feriu-se com o instrumento.
O que é verbo no infinitivo exemplos?
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O que é um verbo não flexionado?
Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: “Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE”; “Os alunos VÃO SAIR mais cedo”; “Os dois zagueiros PODEM SER expulsos”. … De qualquer modo, o infinitivo, em locuções verbais, não se flexiona.
O que é flexão de pessoas?
Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas gramaticais.
O que é a flexão de palavras?
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes. … A utilização deste sufixo é uma flexão.
Comentários