Quais são os tipos de ogans?

Quais são os tipos de Ogan?

Os cargos de ogã na nação bantu são assim classificados:

  • Tatá Ganga Lumbito – Ogã, guardião das chaves da casa.
  • Cambondu – Equivalente a ogã para o povo nagô, o plural de cambondu é tumbondu.
  • Cambondo Quiçabá – Ogã responsável pelas folhas.
  • Tatá Quivonda – Ogã responsável pelos sacrifícios animais (mesmo que axogum).

Quais as qualidades de Ogans?

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa. O alagbê começa o toque e é através do seu desempenho que o orixá executa sua dança, de caça, de guerra.

Qual a diferença entre Ogan e Ekedi?

Ogã e Ekéjì são, na realidade “Ekéjì Òrìsà” (a segunda pessoa para o Òrisà). No caso, a primeira pessoa do Òrìsà é o babalorixá ou iyalorixá.

Quem são os Ogan?

Ogã, vem do yorubá e, na linguagem das religiões africanas e afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé, significa originalmente “aquele que bate, toca e canta”. Nos cultos, Ogã é quem toca os tambores. É, então, um músico. Mas esses tocadores de terreiros não eram reconhecidos como tal.

Quanto tempo um Ogan fica recolhido?

E deve obediência aos seus mais velhos. E deverão concluir suas obrigações de 1, 3 e 7 anos. Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá.

O que é Ogan confirmado?

Os Ògás confirmados servem de exemplo para os Ògás apontados ou suspensos, com postura, moral ilibada, jamais ingerir bebida alcoólica e se impor coercitivamente para o bom andamento da Casa.

Como ser um bom Ogan?

  1. Ser Ogãn é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes.
  2. Ser Ogãn é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos.
  3. Isso exige conhecimento, humildade,concentração, responsabilidade, mediunidade e amor.

Qual é a função do Ogã?

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Qual é a função de uma ekedi?

A equede, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orixá da casa, além dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes.

O que precisa para ser Ogan?

  1. Ser Ogãn é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes.
  2. Ser Ogãn é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos.
  3. Isso exige conhecimento, humildade,concentração, responsabilidade, mediunidade e amor.

O que é um odu EJÉ?

Odu ejé ou odum ejé são nomes pertinentes a obrigação de sete anos.

Qual é o tempo de preceito de um Bori?

3 dias
Suspenso o bori depois de 3 dias normalmente, começa a iniciação propriamente dita, que é a catulagem (cortar o cabelo), dependendo da casa esse processo é feito no rio, durante um ritual em que se faz alguns ebós e juramentos, e na volta é ensinado o orixá (que normalmente incorpora nesse ritual, se a pessoa for …

Qual a função de um ogã?

O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Porque ekedi não raspa?

A cantora, praticante do Candomblé, é uma ‘Ekedi‘ em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, declarou.