Quais são os tipos de lavanda?

Quantos tipos de lavanda existe?

Existem cerca de 40 espécies de lavanda, sendo os principais tipos: Lavandula angustifolia (Lavanda inglesa), Lavandula dentata (Lavanda francesa), Lavandula hybrida (Lavandim) e a Lavandula latifolia.

Como identificar tipos de lavanda?

Entre as diversas espécies existentes, que são do gênero Lavandula, as mais plantadas são Lavandula officinalis, Lavandula dentata, Lavandula x intermedia, Lavandula stoechas e Lavandula multifida. A lavanda tem efeito terapêutico, analgésico, calmante e sedativo.

Qual é a diferença entre alfazema e lavanda?

A diferença da alfazema para as demais lavandas é o fato de apresentar um odor parecido com cânfora sendo, por isso, mais forte do que as outras. O nome lavanda provém do latim, do termo Lavandus, que tem o significado de lavar e, por esse mesmo motivo, está ligado à limpeza.

Qual o melhor tipo de lavanda?

A Lavandula angustifolia ou Lavanda inglesa, por exemplo, é variedade que proporciona o óleo de melhor qualidade para a perfumaria. Enquanto isso, a Lavandula dentata, a mais difundida em solo brasileiro, produz óleos essenciais preferidos para uso em massagem por ser mais refrescante que o primeiro.

Qual a diferença entre lavanda inglesa e lavanda Francesa?

A Lavandula Angustifolia popularmente conhecida como Lavanda Inglesa ou Francesa é considerada a mais nobre de todas as lavandas. É a variedade usada para extração do óleo de melhor qualidade, servindo também para a produção de flores secas e sementes aromáticas.

Qual a diferença entre lavanda e lavanda francesa?

A grande diferença entre esses dois óleos está na composição química. Sendo a composição química diferente, a função terapêutica também será diferente. Não se pode utilizar um com as mesmas indicações terapêuticas que o outro possui.

Para que serve alfazema ou lavanda?

Para que serve a alfazema, planta usada para preparar tanto chás quanto perfumes. Conhecida por ter um aroma bem suave e agradável, a alfazema (ou lavanda) é uma planta medicinal comumente usada na confecção de perfumes, aromatizadores e diferentes produtos naturais.

Qual é a flor da alfazema?

As alfazemas ou lavandas (popularmente conhecidas em Portugal pelo termo de origem árabe alfazemas) são plantas do género Lavandula, da família Lamiaceae.

Qual a diferença entre as lavandas?

Ela possui um aroma mais delicado e os galhos são únicos. Os arbustos da Lavandula angustifolia são mais baixos e arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas (como podemos ver na imagem, a partir de 500m). Já a Lavanda aspic (Lavandula latifolia) é conhecida como Lavanda macho ou Lavanda das folhas largas.

Como escolher lavanda?

Opte por Lavandas em forma de “moitinha”. Galhos e ramificações em maior quantidade indicam que a muda é boa e robusta. Escolha uma muda de lavanda que estiver bem verde. Quanto mais verde melhor, mais saudável e cheia de vida é a planta.

Qual é melhor lavanda ou lavanda francesa?

Isso porque o óleo de Lavanda Francesa é rico em substâncias ansiolíticas, sedativas do sistema nervoso central, indicadas para pessoas hipertensas. Já a Lavanda Brasileira é rica em cânfora, a qual estimula o sistema nervoso central e contraindicada para pacientes hipertensos.

Para que serve lavanda francesa?

O Óleo Essencial Natural de Lavanda Francesa da BioEssência é um excelente cicatrizador e regenerador de tecidos, sendo muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil.

Qual o cheiro da lavanda francesa?

De cheiro doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica. A Lavanda tem alto poder sobre o sistema nervoso, ajuda a combater o estresse, exaustão, irritabilidade, depressão e ansiedade; dores de cabeça, enxaqueca, insônia.

O que a alfazema atrai?

Ele ajuda na abertura de caminhos, atrai o amor, espanta a negatividade e, é claro, ajuda a atrair boas energias para a vida. Portanto, se você está se sentindo irritado, excessivamente preocupado e insone, pode estar na hora de apostar em um bom banho de ervas.