Quais são os tipos de fanzines?

Quais são os tipos de fanzine?

Há dois tipos de produção de Fanzines: os impressos, geralmente feitos em papel sulfite, e os e-zines, sites que possuem a mesma finalidade e filosofia de um Fanzine.

O que é um fanzine exemplos?

Ela provém da combinação do final do vocábulo ‘magazine’, que tem o sentido de ‘revista’, com o início de ‘fanatic’. Trata-se de um veículo editado por um fã, seja de graphic novels, obras de ficção científica, ou de poemas, músicas, filmes, vídeo-games, entre outras temáticas incorporadas por estas publicações.

Quais são as características de um fanzine?

Características. Fanzines são publicações não-profissionais produzidas por seguidores de um fenômeno cultural específico (como um gênero literário, musical ou histórias quadrinhos) para outros que tenham os mesmos interesses.

Qual a função do fanzine?

Entendido como uma ferramenta que reúne recursos para atrair os jovens à superação dos obstáculos na tarefa de ler e escrever, o fanzine também prevê a difusão de seus textos e esforços conjugados entre escrita e produção artística, o que assimila outras modalidades interpretativas.

Qual a diferença entre zine e fanzine?

A palavra fanzine vem da junção de outras duas, em inglês: “fanatic” (fã) e “magazine” (revista). … Hoje em dia o termo zine é mais utilizado que o fanzine, mais ligado à essa ideia de fanatismo.

Quais os assuntos destacados pelas fanzines?

É possível ainda encontrar Fanzines sendo produzidos sobre qualquer assunto: ficção-científica, música, literatura, culinária, jornalismo, ufologia, etc. E não são feitos apenas de opinião, não. Existem Fanzines que preparam entrevistas, reportagens, resenhas de filmes, peças de teatro, discos de música e muito mais.

O que é e como fazer um fanzine?

A palavra vem da junção da expressão em inglês fanatic magazine. E é exatamente isso! Os Fanzines são publicações caseiras feitas por entusiastas de algum assunto. Seu principal alvo são outras pessoas que adoram o mesmo tema.

Como é que se faz um fanzine?

  1. Deixe seu texto respirar. Longos blocos de texto fazem a leitura ficar. …
  2. Mescle imagens com o texto. …
  3. Ao usar imagens para ilustrar o texto, use margens. …
  4. Respeite a hierarquia da informação. …
  5. Quando trabalhar com tópicos, use margens e bullets (aquelas bolinhas na. …
  6. Não use itálico, negrito e sublinhado na mesma palavra.

O que é um zine quais são suas principais características?

Alguns estudiosos definem zines como uma publicação independente e amadora que se assemelha a jornais e revistas, visto que agrega variados tipos de textos e imagens. Eles são impressos em fotocópias ou pequenas impressoras e, geralmente, não alcançam grandes tiragens.

O que é a arte fanzine?

Fanzine, ou apenas zine é uma publicação alternativa e artesanal que prioriza a produção autoral, geralmente financiada pelo próprio editor ou editores e distribuída de maneira independente.

Qual é a função do género e zine?

E-zine (contração de electronic e fanzine) ou webzine é um “fanzine eletrônico”. Trata-se de uma publicação periódica, distribuída por e-mail ou postada num site, e que foca uma área específica (como informática, literatura, música experimental etc).

Como os fanzines podem ser produzidos?

Produzidos artesanalmente e reproduzidos por meio de fotocópia (xérox), mimeógrafos e recentemente a digitalização, são publicações feitas em pequenas tiragens, sem fins lucrativos, que priorizam a criatividade, o (re)uso de materiais disponíveis e a troca de exemplares.

O que é um e-zine?

e-zine {substantivo} revista online [ex.] revista distribuída por meio eletrônico [ex.]

Como fazer um zine ou fanzine?

Para começar a fazer o zine, é preciso dobrar e cortar uma folha de papel, que vai se transformar no esqueleto da publicação que você vai ilustrar mais tarde. Para começar, coloque uma folha de papel sobre uma superfície plana e dobre-a ao meio no sentido do comprimento, de modo a juntar os lados mais longos dela.