Quais são os tipos de conhecimento que tem no filme O Óleo de Lorenzo?

Qual questão é abordada no filme O Óleo de Lorenzo?

Baseado em uma história real, o filme mostra a angústia da família Odone, quando o filho Lorenzo, de apenas seis anos é diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável, em que ocorre o desgaste da mielina (presente no neurônio), provocado pelo acúmulo de gorduras …

Qual o tratamento proposto no filme Óleo de Lorenzo?

Indicações do Óleo de Lorenzo O Óleo de Lorenzo está indicado no tratamento de adrenoleucodistrofia, ajudando a prevenir problemas no sistema nervoso em crianças com adrenoleucodistrofia, mas que ainda não mostraram nenhum sintoma.

Qual a relação do filme Óleo de Lorenzo com a ciência?

Este recorte do filmeO Óleo de Lorenzo” demonstra como ocorre o processo de pesquisa científica. A ciência não é neutra e desinteressada, evolui motivada por interesses de grupos, pessoais, políticos e/ou econômicos.

Qual a metodologia empregada pelos pais de Lorenzo para resolver o problema de pesquisa?

O método adotado pelos pais de Lorenzo foi o método científico, com fim de tentar descobrir os mecanismos geradores da doença. … No caso dos Odones, estes procuravam entender e aprender como as células do nosso organismo funcionam em relação à doença Adrenoleucodistrofia (ALD), fazendo uso da pesquisa qualitativa.

Em que consiste o óleo de Lorenzo?

O óleo de Lorenzo é uma combinação de uma mistura de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e trierucato de glicerol (éster do ácido erúcico). O óleo é extraído do óleo de colza e azeite de oliva. Ele foi desenvolvido para normalizar a concentração de ácidos graxos no cérebro.

Como viveu Lorenzo Odone?

Odone padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que destroem o sistema neurológico. A enfermedad deriva normalmente em uma falha cerebral e morte, mas Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos.

Como funciona o tratamento com óleo de Lorenzo?

Como funciona o óleo de Lorenzo O óleo foi projetado para normalizar o acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa no cérebro, interrompendo assim a progressão da ALD. O óleo de Lorenzo é comercializado como suplemento alimentar.

Qual metodologia foi usada pelos pais e especialistas Frente ao caso da doença adrenoleucodistrofia de Lorenzo?

– Os pais de Lorenzo criaram um projeto chamado The Myelin Project para realizar pesquisas sobre a adrenoleucodistrofia.

Como o óleo de Lorenzo age no organismo?

O óleo de Lorenzo consegue impedir o processo de formação dos os ácidos gordos de cadeia muito longa no organismo. Desta forma, não se acumulam nas células. O óleo de Lorenzo é fruto da investigação de Augusto e Michaela Odone. Em 1984, o seu filho, Lorenzo, foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia.

Qual a relação da doença de Lorenzo com a nutrição?

Lorenzo é inscrito em um programa nutricional do Dr. Nikolais, que retira da dieta diária todos os alimentos que contêm cadeias longas de ácidos graxos. A hipótese é que a retirada da gordura saturada da dieta previne o seu acúmulo no cérebro.

Quais são os primeiros sintomas de Lorenzo?

O filme é uma história real de um casal, Augusto e Michaela Odone, cujo único filho, Lorenzo, começa a apresentar hiperatividade, surdez, desequilíbrio e vários outros sintomas. Lorenzo levava uma vida normal até os seis anos de idade, quando passou a ter diversos problemas.

O que é a doença adrenoleucodistrofia?

A adrenoleucodistrofia (ALD) é uma doença genética rara que faz parte do conjunto de doenças chamadas leucodistrofias, causadas por uma deficiência na bainha de mielina, membrana protetora e isolante que envolve os neurônios e permite a condução dos sinais nervosos.

Qual a importância da descoberta do óleo de Lorenzo para o tratamento do menino?

“O óleo de Lorenzo diminuiu os ácidos graxos de maneira mais eficaz que qualquer outra abordagem médica já tentada. Nós seríamos tolos se não considerássemos aquilo com muita seriedade”, conta o médico Hugo Moser. Augusto publicou suas descobertas, e Moser começou a tratar todos os seus pacientes com o óleo.

Quais as sequelas que Lorenzo Odone ficou?

Odone padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que destroem o sistema neurológico. A enfermedad deriva normalmente em uma falha cerebral e morte, mas Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos.