Qual a diferença entre o condomínio universal e particular?
a) Condomínio universal – compreende a totalidade do bem, inclusive os seus acessórios, caso de frutos e benfeitorias. Em regra, o condomínio tem essa natureza. b) Condomínio particular – compreende determinadas coisas ou efeitos, o que geralmente é delimitado no ato de instituição.
O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?
a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. … b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos.
Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?
Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.
O que é um condomínio ordinário?
Tem-se por condomínio ordinário ou voluntário a espécie de propriedade, comum a dois ou mais titulares, em que se atribui a cada um deles uma fração ou cota ideal sobre o todo, a base do modelo é o respeito ao princípio da exclusividade (art. 1.231).
Qual a diferença entre os três tipos de condomínios?
Tipos tradicionais de condomínio A diferença entre eles é que, no condomínio edilício, há o exercício simultâneo do direito de propriedade das áreas comuns, mas há áreas de propriedade exclusiva de cada um dos condôminos. Já no caso do condomínio comum, inexiste essa exclusividade.
Qual a diferença existente entre condomínio necessário voluntário e edilício?
A primeira é a titularidade conjunta sobre o mesmo imóvel. A segunda, é o regime jurídico de cotas ou partes ideais sobre o imóvel, cabendo a cada condômino uma fração ou porcentagem sobre o todo, sem que o direito incida sobre uma parte fisicamente determinada.
Quanto à classificação do condomínio está pode Dar-se de forma convencional eventual ou legal?
Classificação do Condomínio em geral no direito condominial Origem: Convencional: Decorre da vontade das partes, em razão de um negócio jurídico. Ex: contrato de compra e venda de um imóvel por duas ou mais pessoas; Eventual: Advém da vontade de um terceiro.
O que são condomínios verticais?
Para estes, classificamos comumente em condomínios verticais aqueles de prédios, ou seja, construções verticais. Esses imóveis permitem maior número de residências, já que sua verticalidade ocupa menos espaço plano no terreno e permite mais construções.
O que é condomínio vertical?
O termo que designa condomínio vertical pode ser empregado para definir um edifício de apartamentos no formato de torre. Ele pode ser constituído apenas de uma torre ou de diversas torres irmãs.
São exemplos de condomínio ordinário?
No condomínio edilício, os imóveis são constituídos por partes exclusivas (de propriedade individual de cada condômino) e outras de uso comum (dividida em frações entre os condôminos). São exemplos o edifício, o condomínio de casas etc.
Qual a diferença entre condomínio comum e Edilicio?
O condomínio edilício (artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil) se diferencia do condomínio comum (artigos 1.314 a 1.330 do Código Civil), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações.
Quais as diferenças fundamentais entre o condomínio voluntário e o condomínio edilício?
O condomínio voluntário é estabelecido por uma união de vontades, ou seja, decorre de um acordo entre condôminos. Um grupo de amigos pode, por exemplo, comprar um imóvel para investir. O condomínio necessário é aquele obrigatório em situações específicas e decorre de determinação de lei.
Qual a diferença entre o condomínio geral e o condomínio edilício?
Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa (móvel ou imóvel) que possua mais de um dono e condomínio edilício apenas aos edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.
Quais as principais diferenças entre o condomínio convencional e o edilício?
Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa, seja ela móvel ou imóvel, que possua mais de um dono, e condomínio edilício, por sua vez, são apenas os edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.
Comentários