Quais os saberes necessários à prática educativa?
Saberes necessários à prática educativa
- INTRODUÇÃO. …
- CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. …
- CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. …
- A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. …
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.
18 de abr. de 2014
Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?
A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje.
Quais são os saberes?
Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de ‘saberes‘: o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.
Que tipos de saberes a escola disponibiliza?
Os saberes curriculares são saberes adquiridos ao longo de suas carreiras, visto que, os professores devem também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar disponibiliza.
Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética estética?
A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. … Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando.
O que vem a ser a prática educativa?
Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. … Portanto, esclarecemos que não limitamos as práticas educativas à atividade de ensino e aprendizagem.
O que Paulo Freire fala sobre a prática?
Na concepção de Freire, teoria e prática são inseparáveis tornando- se, por meio de sua relação, práxis autêntica, que possibilita aos sujeitos reflexão sobre a ação, pro- porcionando educação para a liberdade. “A prá- xis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.
Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre os aspectos prática educativa pedagogia da libertação e crítica do diálogo a dialética como ele estabelece essa relação?
Segundo Paulo Freire, é pensando a prática que se é capaz de melhor compreender o que se faz e assim preparar-se para uma prática melhor, percebendo teoria e prática, jamais isolada uma da outra, mas uma relação de processo em que pensar a prática é a forma de aproximação do ato de e se pensar certo.
O que são os saberes?
Significado de Saberes substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. Etimologia (origem da palavra saberes).
Quais são os 4 saberes docentes?
São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais …
O que são os saberes escolares?
Os saberes escolares são constituídos em função de sua forma de estruturação nesses currículos, levando às diferentes disciplinas orientações que as compreendem de maneiras diferenciadas ou mesmo são apreendidas distintamente, chegando a privilegiar e valorizar determinados conhecimentos e disciplinas em contrapartida …
O que são saberes do conhecimento?
Saberes do Conhecimento: São aqueles saberes, adquiridos pelo educador, relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, são os conhecimentos do conteúdo disciplinar, que será repassado aos alunos.
Quais os saberes docentes necessários à prática educativa de acordo com Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia?
Na Pedagogia da Autonomia, o Paulo Freire (2006) fala dos saberes indispensáveis à prática educativa. Afirma que o ensino demanda: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporeificação das palavras pelo exemplo, risco, etc.
Como exercer com ética dinamismo e didática a docência?
Para exercer com ética, dinamismo e didática à docência, o professor deve colocar o aluno como protagonista, buscando ambientes que facilitem a aprendizagem, assim também, definir com clareza os objetivos de cada aula, organizar conteúdos de ensino. Buscar os melhores métodos de ensino para cada conteúdo e público.
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