Quais são os resíduos de classe 1 exemplos?
Podemos citar como exemplos dessa classe de resíduos: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, EPI’s contaminadas (luvas e botas de couro), resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, estopas, …
O que são resíduos de Classe 1?
Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
O que são resíduos classe 2 a?
Os resíduos classe II A são aqueles cujas características não se enquadram na classe I e nem na classe II B, podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
Quais são os resíduos classe 1 e 2?
Classe I – resíduos perigosos; Classe II – resíduos não perigosos. Esta classe é dividida em duas subclasses IIA resíduos não inertes e IIB resíduos inertes.
Faz parte das características dos resíduos de classe 1?
Resíduos de Classe I – Perigosos Apresentam pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
O que são resíduos Classe 3?
Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.
Como descartar resíduos classe 1?
A coleta de resíduos classe 1, feita por uma empresa séria e responsável, irá determinar se o detrito poderá ser armazenado (por pouco tempo) ou deverá eliminado, analisando também a melhor forma de executar esse serviço.
Qual é a classificação dos resíduos?
Classificação dos Resíduos: a) resíduos classe I – Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
Como descartar resíduos Classe 2?
Os resíduos inertes podem ser depositados em aterros sanitários. Os outros resíduos para serem dispostos em aterros sanitários deverão ser tratados para eliminar radioatividade, patogenicidade, e algumas vezes podem ser incineradas.
O que é classe II?
Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas.
Quais são as características levadas em consideração para ser um resíduo de classe 1 ou perigoso?
1) Resíduos Classe I – Perigosos São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
O que são resíduos de acordo com a ABNT NBR 10.004 2004?
Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Quais são os grupos de resíduos?
Classificação dos resíduos
- Grupo A – Infectantes. …
- Grupo B – Químicos. …
- Grupo C – Radioativo. …
- Grupo D – Resíduos comuns. …
- Grupo E – Perfuro cortantes.
Onde descartar os resíduos sólidos?
– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio. Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo.
Comentários