Quais são os princípios que regem a Educação do Campo?
Dentre os princípios teóricos e metodológicos da educação do campo que devem orientar as ações das escolas do campo destacam-se: a formação humana em todas as suas dimensões como primazia do ato educativo; o compromisso com um projeto de sociedade, de campo e de agricultura familiar; promover uma leitura crítica e …
Quais as principais características da Educação do Campo?
As propostas da Educação do Campo As principais características são: … Pedagogia da alternância, ou seja, o respeito ao calendário produtivo local: adequação e organização das atividades escolares e educativas ao planejamento dos produtores locais, buscando promover experiências práticas e teóricas de aprendizagem.
Qual a importância da educação no campo?
A educação do campo e para o campo é uma conquista dos movimentos sociais que sempre lutaram por direitos iguais e justos, assim a educação exigida pelos movimentos sociais é uma educação que liberta que abre os horizontes é uma educação que visa à formação integral do sujeito para que estes não sejam dominados ou …
O que diz a LDB sobre a educação no campo?
“ No artigo 28 da LDB 9394/96, há o reconhecimento da diversidade sócio-cultural na educação brasileira. Esse artigo possibilitou a construção das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), documento é considerado um marco do direito à educação nos territórios rurais.
Quais são os conhecimentos dos povos do campo?
O que caracteriza os povos do campo é o jeito peculiar de se relacionarem com a natureza, o trabalho na terra, a organização das atividades produtivas, mediante mão-de- obra dos membros da família, cultura e valores que enfatizam as relações familiares e de vizinhança, que valorizam as festas comunitárias e de …
Quais as concepções educacionais dos movimentos sociais do campo?
Os movimentos sociais do campo, em suas práticas educativas, visam construir o conhecimento pautado na emancipação, na organização e fortalecimento da luta pela terra, visando buscar mudanças nas estruturas políticas e econômicas. O movimento Por Uma Educação do Campo, parte desses princípios.
Como era a educação no campo?
Durante séculos a formação destinada às classes populares do campo, vinculou-se a um modelo “importado” de educação urbana. Os valores presentes no meio rural, quando comparados ao espaço urbano, eram tratados com descaso, subordinação e inferioridade.
O que se entende por Educação do Campo?
A educação do campo é a educação formal oferecida à população do campo. De acordo com Roseli Salete Caldart, autora da obra “Pedagogia do Movimento Sem Terra” (2004) a Educação do campo pode ser compreendido como fenômeno social constituído por aspectos culturais, políticos e econômicos.
Qual foi o grande marco da educação rural?
Finalmente na Constituição de 1988, numa tentativa de afirmar os direitos dos povos do campo, é que a educação rural é promulgada como direito de todos. A Constituição Brasileira de 1988 foi uma conquista de lutas populares estabelecendo assim a democracia.
O que seriam saberes do campo?
E os saberes da cultura camponesa caracterizam-se como saberes experienciais que os camponeses constroem por meio das formas que o trabalho assume no contexto da terra, fazendo com que as relações dos saberes do povo do campo com a natureza sejam carregadas de interatividade e modos próprios de produção e vivências.
O que são povos do campo?
Populações do campo: agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a …
Qual a importância dos movimentos sociais para a educação no campo?
Os movimentos sociais do campo vêm se consolidando ao longo da história brasileira, como um espaço de compreensão e luta da realidade camponesa, de conhecimento e (re) conhecimento dos saberes, cultura e dos direitos dos sujeitos do campo, de produção de uma teoria e uma prática pedagógica.
Qual a diferença entre educação do campo e educação rural?
Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.
Como tem sido tratada a educação no campo no Brasil?
A educação do campo tem sido historicamente marginalizada na construção de políticas públicas. Inúmeras vezes tratada como política compensatória.
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