Quais são os principais grupos indígenas de Rondônia?

Quais as principais tribos indígenas de Rondônia?

Rondônia é o estado brasileiro com a maior diversidade de povos indígenas. São várias terras indígenas, mas apenas três possuem plano de gestão de seu território. São as dos povos Suruí, Gavião e Uru-eu-wau-wau.

Quantas tribos indígenas existem no Estado de Rondônia?

Habitam essas terras cerca de sessenta povos indígenas já contactados, alguns com poucos membros sobreviventes dos massacres, bem como vivem quinze povos em condição de isoladamente e risco, os conhecidos por “povos isolados”.

Quais são as reservas indígenas de Rondônia?

Mostrando todas as Terras Indígenas na base de dados: total de 726

Nome Jurisdição Legal Área (ha)
Apucarana Domínio Mata Atlântica 5575
Apurinã do Igarapé Mucuim Amazônia Legal 73350
Apurinã do Igarapé São João Amazônia Legal 18232
Apurinã do Igarapé Tauamirim Amazônia Legal 96456

Quais são os principais grupos indígenas?

  • GUARANI. POPULAÇÃO – 46 566. …
  • TICUNA. POPULAÇÃO – 26 813. …
  • CAINGANGUE. POPULAÇÃO – 25 755. …
  • MACUXI. POPULAÇÃO – 23 182. …
  • TERENA. POPULAÇÃO – 19 851. …
  • GUAJAJARA. POPULAÇÃO – 19 524. …
  • IANOMâMI. POPULAÇÃO – 16 037. …
  • XAVANTE. POPULAÇÃO – 12 848.

Quantos grupos indígenas havia no Madeira e Guaporé?

Mostrando todas as Terras Indígenas na base de dados: total de 726

Nome Jurisdição Legal População
Anta Amazônia Legal 183
Apiaká do Pontal e Isolados Amazônia Legal 262
Apiaká-Kayabi Amazônia Legal 885
Apinajé II Amazônia Legal

O que significa Karipuna?

O termo “Karipuna” é usado como autodenominação por essa população e indica uma identidade de “índios misturados” ou “civilizados”, que é tanto atribuída como assumida pelas famílias Karipuna.

Quando e onde aconteceu o massacre dos Oro Win?

Por volta do início da década de 1980, a Funai levou os Oro Win que estavam no seringal São Luís para o Posto Indígena Rio Negro-Ocaia. Lá permaneceram até 1991, quando enfim o seringalista Manoel Lucindo foi expulso e os Oro Win puderam retornar para suas terras.

Onde se localiza os indígenas Uru-eu-wau-wau?

A terra indígena UruEuWauWau abrange parte da Serra dos Pacaás Novos e da Serra dos Uopianes. A primeira se distingue por conter o ponto mais elevado de Rondônia, o Pico do Tracoá, com 1.230 m de altitude; a segunda possui altitudes não superiores a 600m.

O que significa Uru-eu-wau-wau?

Os UruEuWauWau (também grafado Urueu-uau-uaus), autodenominados Jupaú, constituem um povo indígena falante da língua Kawahib e presente no norte do estado brasileiro de Rondônia, mais precisamente na Terra Indígena UruEuWauWau. … A denominação “Urueuwauwau” foi dada aos Jupaú pelos índios Oro Wari’.

Quais são os grupos indígenas mais populosos no Brasil?

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

Quantos grupos indígenas existem no Brasil?

De acordo com o Censo 2010, no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas. Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

Quantas tribos indígenas vivem na região do Amapá?

Amapá é o primeiro estado brasileiro a ter todas as terras indígenas demarcadas. Nas duas grandes reservas, que representam 8,6% de todo o território estadual, 140.276 km² , vivem as etnias – Galibi, Karipuna, Palikur, Waiapi e Galibi Marworno.

Quantos grupos de indígenas vivem no Amapá e norte do Pará *?

Em conjunto, os dez povos indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará encon- tram-se, atualmente, no interior da região em que o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname, distantes da costa oceânica e da calha norte do rio Amazo- nas.

Quem são o povo Karipuna?

Quase extintos na década de 1970 e reduzidos a apenas quatro sobreviventes, hoje os Karipuna são cerca de 70 pessoas, informa o líder, incluindo crianças, idosos e adolescentes. Menos da metade vive na aldeia, a cerca de 200 quilômetros da capital Porto Velho.