Quais são os óxidos de enxofre?

Quais são óxidos de enxofre?

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3 – SOx) são formados nas indústrias pela queima de combustíveis fósseis que têm enxofre em sua composição (óleo combustível, carvão mineral).

O que é o óxido de enxofre?

O dióxido de enxofre é um gás incolor, classificado como um óxido, emitido a partir da queima de combustíveis fósseis e um dos responsáveis pela chuva ácida. Estrutura molecular do dióxido de enxofre.

Quais são os óxidos de nitrogênio?

Os óxidos de nitrogênio, denominados NOx, são o óxido nítrico (NO), o óxido nitroso (N2O) e o dióxido de nitrogênio (NO2). Os NOx podem ser formados naturalmente mediante transformações microbianas no solo e por descargas elétricas na atmosfera (raios)9.

O que o óxido de enxofre causa no ser humano?

A principal via de exposição da população geral ao dióxido de enxofre é a inalatória. Os efeitos adversos da exposição a altos níveis de SO2 incluem dificuldade respiratória, alteração na defesa dos pulmões, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Onde se encontra o dióxido de enxofre?

O dióxido de enxofre, ou anidrido sulfuroso, é um gás proveniente, principalmente, da atividade humana, como da queima de combustíveis fósseis e das atividades industriais, podendo também ter origem nas atividades vulcânicas. Uma de suas principais aplicações industriais é no processo de produção do ácido sulfúrico.

Onde é encontrado o dióxido de enxofre?

O dióxido de enxofre, cuja fórmula molecular é SO2, é um gás incolor e com um odor acre picante. Ele ocorre como impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre.

O que é o NO2?

O dióxido de nitrogênio (NO2) é um subproduto extremamente tóxico da queima de hidrocarbonetos.

O que é NO2 na química?

Um desses poluentes é o dióxido de nitrogênio, o NO2. Ele é um gás muito comum, tóxico, conhecido por seu cheiro forte e coloração castanha em algumas situações. … O NO oxidado na atmosfera pelo O2 forma o dióxido de nitrogênio (NO2) e também pode reagir formando ozônio.

Quais os efeitos do enxofre no organismo humano?

CAUSA IRRITAÇÃO NO OLHO. PODE CAUSAR IRRITAÇÕES NA PELE E TRATO RESPIRATÓRIO. … Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.

Como tratar intoxicação por enxofre?

Antídotos e outros tratamentos Não há antídoto específico para intoxicação por enxofre. A terapia deve ser sintomática e de suporte ventilatório e circulatório. As complicações (hipotensão, convulsões, coma etc.) devem ser tratados de acordo com protocolos específicos de SAV.

Como obter dióxido de enxofre?

Origem e aplicação. O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.

Quais são as fontes emissoras de dióxido de enxofre?

Fontesfontes naturais, como vulcões, contribuem para o aumento das concentrações de SO2 no ambiente, porém na maior parte das áreas urbanas as atividades humanas são as principais fontes emissoras. A emissão antropogênica é causada pela queima de combustíveis fósseis que contenham enxofre em sua composição.

Como o enxofre é encontrado na natureza?

Quando associado a outros elementos químicos, formando sulfatos, sulfitos ou sulfetos, o enxofre pode ser obtido a partir do petróleo, gás natural e carvão. Porém, o elemento enxofre é mais comumente encontrado em minerais, como: Pirita (dissulfeto de ferro) Cinábrio (sulfeto de mercúrio)

O que o NO2 causa na atmosfera?

O NO2 existe naturalmente na atmosfera, mas em quantidades mínimas, liberadas como parte da troca de nitrogênio entre a terra e o ar. … O óxido nitroso causa danos às moléculas de ozônio na atmosfera, que ajudam a proteger a Terra contra a nociva radiação ultravioleta do Sol.