Quais os ossos alongados?
Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenoide.
Qual a diferença entre ossos longos e alongados?
Alongado: externamente são ossos longos, mas diferencia-se por não possuir canal central e medula óssea amarela. Ex: costelas e clavículas.
São exemplos de ossos curtos?
Ossos curtos São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
Quais são os ossos largos do corpo humano?
Ossos longos
- clavícula.
- úmero.
- ulna (cúbito)
- rádio.
- metacarpo.
- falanges.
- fêmur.
- fíbula (perónio)
O que é um osso Sutural?
Os ossos suturais são ossos supranumerários no interior das suturas. São pequenos agrupamentos ósseos de forma irregular que freqüentemente aparecem ao longo da sutura lambdóidea.
O que são as Trabeculas?
[ Anatomia ] Estrutura filamentar ou linear de certos tecidos orgânicos, como o tecido ósseo esponjoso, o tecido pulmonar ou a parede vesical. 3. [ Botânica ] Filamento ou fileira de células que atravessam uma lacuna ou um espaço num tecido, numa célula ou no espaço entre células.
Quais são as características dos ossos longos?
Ossos Longos Eles têm o comprimento maior do que a largura e a espessura. Os ossos longos apresentam duas extremidades: as epífises; além de um corpo, a diáfise, que apresenta o canal medular no seu interior (por isso também os ossos longos são chamados de tubulares).
O que são os ossos curtos?
– Ossos curtos: todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. Entre seus exemplos, estão o tarso e o carpo. – Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio.
Quais são os ossos curtos do corpo?
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como “rótula” (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados.
Quantas e quais são as partes de um osso longo?
Ossos longos Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
Quais os 5 tipos de ossos?
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo: – Ossos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura.
O que é um osso sesamóide?
Os ossos sesamóides são dois ossinhos localizados nos pés, atrás do dedão, na região do peito do pé, ao redor do primeiro metatarso. Quando esses ossos inflamam, causando dor e incômodo ao paciente, ele recebe o diagnóstico de sesamoidite.
São exemplos de ossos irregulares?
– Ossos irregulares: não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras. – Ossos sesamoides: são pequenos e arredondados, seu principal exemplo é a patela.
O que significa a palavra trabeculado?
adjetivo Feito de trabéculas, constituído por pequenas traves. Etimologia (origem da palavra trabeculado). Trabécula + ado.
Comentários