São exemplos de moluscos cefalópodes?
Os cefalópodes são animais marinhos que apresentam como representantes as lulas, os polvos e os náutilos. Nesse grupo de moluscos, encontramos espécies que possuem conchas com câmaras, como os náutilos, espécies desprovidas de concha, como os polvos, e aqueles que apresentam concha reduzida e interna, como a lula.
Quais são os moluscos cefalópodes porque ele tem esse nome?
Cefalópodes são animais que tem os pés (podes) na cabeça (cefalo). Polvos e lulas fazem parte dessa classe (Cephalopoda) de moluscos. Todos os animais dessa classe são predadores marinhos.
O que são animais gastrópodes?
Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.
São exemplos de moluscos cefalópodes gastrópodes e bivalves respectivamente?
Os bivalves são moluscos que apresentam concha formada por duas valvas. Como exemplo, podemos citar as ostras e os mexilhões. Os gastrópodes possuem um grande pé e apresentam representantes no ambiente marinho, água doce e terrestre. Dentre os representantes mais conhecidos, destacam-se a lesma, caracóis e caramujos.
Quem são os bivalves?
Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. É dos bivalves que vem as pérolas.
Porque são chamados de gastrópodes?
Os gastrópodes têm tipicamente uma cabeça bem definida, com dois ou quatro tentáculos sensoriais, frequentemente munidos de olhos, e um pé ventral, que lhes dá seu nome (grego: “gaster”, estômago e “poda”, pés).
O que significa a palavra cefalópode?
[ Zoologia ] Classe de moluscos que, como o polvo, têm a cabeça rodeada de tentáculos.
Qual a importância da concha para a origem e evolução dos moluscos cefalópodes e quais os mecanismos de compensação de flutuabilidade desenvolvidos por eles?
Os cefalópodes tinham flutuabilidade neutra e podiam sair do fundo e deslocar-se lentamente pela coluna de água. A partir daí a concha tornou-se enrolada, alterando o centro de gravidade, e tornou-se estruturalmente mais complexa. O pé evoluiu em uma coroa de braços que permitia a captura de presas junto ao fundo.
Qual a espécie de gastrópode que é mais utilizada por macho?
Além das espécies de gastrópodes citadas (Fig. 2), um indivíduo com sexo nãodeterminado utilizou uma concha de Natica sp. A maior taxa de ocupação foi observada para as conchas de Buccinanops, sendo a mais ocupada B.
Qual a principal característica que difere os gastrópodes terrestres dos aquáticos?
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas.
Quais são os moluscos bivalves?
Os bivalves são animais que têm uma concha composta por duas valvas, ou metades. Eles pertencem ao grupo dos moluscos. Existem cerca de 8 mil espécies de animais bivalves. Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos.
O que são moluscos e dê exemplos?
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
O que é bivalves exemplos?
São exemplo de bivalves os mexilhões, os pectinideos, as ostras e as vieiras. Atendendo ao número de espécies, os bivalves são a segunda classe de Moluscos, com cerca de 20 000 espécies distribuídas por águas doces e salgadas.
Quais as principais características do grupo bivalves?
Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. … A água filtrada pelos moluscos traz impurezas, estas ficam presas entre o manto e a concha e é envolvida por secreção e após anos de acúmulo vira uma pérola.
Comentários