Quais são os medicamentos Digitálico?

Quais são os farmacos digitálicos?

Também conhecidos como cardiotônicos, esses fármacos atuam aumentando a força de contração e o débito cardíaco. Os principais medicamentos pertencentes a esta classe são a digoxina, digitoxina e a metildigoxina.

O que é medicamento Digitálico exemplo?

Estes medicamentos são utilizados na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), aumentando a força de contração do coração. São extraídos de plantas do gênero Digitalis. Exemplos: Digoxina e digitoxina. Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais.

Quando é indicado o uso de digitálicos?

São indicações para seu uso: Arritmias com risco de vida: taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular; bloqueios atrioventriculares avançados; bradicardia sintomática; Hipercalemia: K >5-5,5mEq/L; Evidência de disfunção de órgão: insuficiência renal aguda, hipoperfusão, confusão mental.

Como funcionam os digitálicos?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Como agem os medicamentos digitálicos?

Mecanismo de ação Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase) que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar de essa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapeuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.

Quais os principais fármacos bloqueadores?

Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.

Como administrar digitálicos?

04 – A administração dos digitálicos deve seguir a prescrição do dia, apos a reavaliação do paciente pelo medico; 05 – Manter vigilância em relação à diurese do paciente, pois e através da urina que os digitálicos são eliminados.

Qual ação mais importante dos digitálicos e de o cuidado específico?

A ação mais importante dos digitálicos no coração é o fortalecimento da sua musculatura. As fibras digitalizadas se contraem com maior vigor e possibilitam ao coração esvaziar-se cada vez melhor. O resultado é o aumento do volume de sangue impulsionado a cada contração do ventrículo.

Para que é indicado a digoxina?

A digoxina é utilizada desde a década de 1950 para tratar doenças do coração como insuficiência cardíaca e arritmias.

Como agem os antiarrítmicos?

Os antiarrítmicos reduzem a automaticidade dos marcapassos ectópicos mais do que a do nodo SA. Eles também reduzem a condução e a excitabilidade e aumentam o período refratário em maior extensão no tecido despolarizado do que no tecido normalmente polarizado.

Como agem os glicosídeos?

Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Quais são os medicamentos Alfa bloqueadores?

Exemplos

  • Doxazosina (usada para relaxar vias urinárias);
  • Fenoxibenzamina (bloqueador alfa irreversível);
  • Fentolamina (utilizada no tratamento de disfunção erétil);
  • Labetalol (também é beta bloqueador, usado para tratar hipertensão);
  • Prazosina; (usado para tratar hipertensão);

O que são medicamentos betabloqueadores?

Os bloqueadores neuromusculares (BNMs) são drogas que interrompem a transmissão neuromuscular dos impulsos nervosos na junção neuromuscular esquelética, causando a paralisia dos músculos.

Quais os cuidados de enfermagem com o Digitálico?

Cuidados de enfermagem: – Observar a dose – doses acumulativas; – Antes de administrar verificar o pulso, se este estiver abaixo de 60, comunicar o enfermeiro ou o médico responsável do setor; – Quando EV aplicar lentamente; – Observar efeitos tóxicos (anorexia, náuseas, cefaleia e confusão mental).