Quais são os grupos sociais em Atenas?

Que grupos sociais estavam em Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.

Quais eram os três principais grupos sociais em Atenas?

Na cidade de Péricles a sociedade compunha-se de três grupos distintos: cidadãos, metecos e escravos. Os cidadãos eram homens livres, maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses. Formavam quase metade da população de homens livres, isto é, cerca de 40 mil homens no tempo daquele estadista (século V a. C.).

Quem eram os principais grupos sociais de Atenas e quem os representavam?

Os grupos sociais da sociedade ateniense:

  • – Eupátridas: grandes proprietários rurais.
  • – Demiurgos: eram os comerciantes na sociedade de Atenas.
  • – Georgois: pequenos proprietários rurais.
  • – Thetas: pequenos proprietários rurais endividados e dependentes dos eupátridas, que eram os credores de suas dívidas.

Como era a Sociedade grupos ateniense?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Quais eram os grupos sociais excluídos da vida política de Atenas?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quais eram os grupos sociais excluídos da democracia ateniense?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais eram os grupos excluídos?

Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.

Quais os três grupos que eram impedidos de participar da política em Atenas?

Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quem eram os excluídos na sociedade ateniense?

As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.

Quem eram os excluídos da sociedade ateniense?

Democracia ateniense Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quais são as principais características de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais as principais diferenças sociais e políticas de Esparta e Atenas?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

Quais grupos eram excluídos da política?

A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.