Qual fundamento do candomblé?
O Candomblé é uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte. A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.
O que prega o candomblé?
A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.
Quais os pilares do candomblé?
Dois pilares compõem a estrutura do culto no Candomblé, o primeiro são os Orixás, divindades africanas caracterizados como elementos da natureza, ou como definiu o Professor Agenor Miranda – que é um notório sacerdote brasileiro – é um “vento sagrado” que toca, encanta e convive com seus filhos.
Quais são as principais características do candomblé?
Candomblé é uma religião afro-brasileira com origem em diversos cultos tradicionais africanos, que tem como característica a crença em um Ser Supremo e na personificação das forças da natureza na forma de ancestrais divinizados.
Quem é do candomblé acredita em deus?
Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé.
Quais são os principais fundamentos da Umbanda?
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. Mas existem também outras divindades, conhecidas como orixás, e guias espirituais (as entidades).
Qual é a religião que faz macumba?
Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na “árvore genealógica” das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé.
Quais são as 7 linhas?
O que significa as 7 linhas da Umbanda?
- Linha Religiosa. O Orixá desta linha é Oxalá, que é seguido por caboclos, povos do Oriente e Santos Católicos. …
- Linha do Povo d´água. …
- Linha da Justiça. …
- Linha das Demandas. …
- Linha dos Caboclos. …
- Linha das Crianças. …
- Linha dos Pretos Velhos ou das Almas.
Qual é o nome de Jesus na macumba?
Yeshua
Conceito. Percebi que há um certo receio das pessoas em pronunciar o nome Yeshua (Jesus, em hebraico – o nome que Ele realmente usou quando esteve entre nós) por causa da parcial semelhança sonora com o nome “Exu”, dado às entidades que servem aos Orixás da Umbanda.
Quais as características do candomblé e Umbanda?
A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afrobrasileiras. Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.
O que diz a Igreja Católica sobre o candomblé?
A Igreja Católica e o Candomblé O Candomblé não era percebido como religião. Há sim, até então, coisas que são percebidas pelo Catolicismo e são chamadas aqui e ali de feitiçaria ou superstição. Em que medida isto se refere especificamente ao Candomblé é apenas algo a ser deduzido.
Qual é o fundamento da umbanda?
Fundamentos, nesta perspectiva, são as bases sólidas e processualmente constituídas – numa metáfora arquitetônica –, tanto materiais/culturais como também espirituais/filosóficas, que caracterizam uma via espiritual-religiosa como a umbanda em sua complexidade e pluralidade.
Quais são os três princípios éticos básicos da umbanda?
A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra “umbanda” pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer “arte de curar”.
Quem faz macumba é macumbeiro?
No Brasil, por meio de um processo de ampliação de sentido, o termo “macumba” (e o derivado “macumbeiro“, originalmente o “tocador de macumba“) passou a referir também, de forma pejorativa, às oferendas religiosas ligadas as religiões de matrizes africanas.
Comentários