Quais são os crimes violentos letais intencionais?

Quais crimes compõem os CVLI?

Entende-se por CVLI a soma de crimes de Homicídio Doloso, Lesão corporal seguida de morte e Roubo seguido de morte (Latrocínio).

O que é CVLI e CVP?

Entende-se por CVP todos os crimes classificados como roubo (artigo 157 do CPB), exceto o roubo seguido de morte (latrocínio) que já é contabilizado nos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Quais são os crimes violentos contra o patrimônio?

É um dado alarmante: o crescimento da criminalidade violenta contra o patrimônio é simplesmente alarmante! Crimes contra o patrimônio: roubo e extorsão, mais estelionato e furto, atingem em torno de 65 a 68% dos crimes pelos quais as pessoas estão presas no Estado do Rio de Janeiro.

O que significa CVLI?

Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) | Revista Brasileira de Segurança Pública.

O que é CVLI no contexto da violência?

Entende-se por CVLI a soma de crimes de Homicídio Doloso, Lesão corporal seguida de morte e Roubo seguido de morte (Latrocínio). … Portanto, a estatística mensal será computada por meio da contagem de todos os crimes que ocorram entre o primeiro e o último dia do mês (inclusive).

Quais são os crimes contra a vida?

Quais são os crimes contra a pessoa?

  • Crimes contra a vida. Como o próprio nome indica, os crimes contra a vida são aqueles que podem terminar em morte, intencionada ou não. …
  • Lesões corporais. …
  • Crimes de periclitação da vida e da saúde. …
  • Rixa. …
  • Crimes contra a honra. …
  • Crimes contra a liberdade individual.

Quais são os crimes contra a administração pública?

Conheça os principais crimes contra a administração pública: corrupção, peculato, concussão e prevaricação. Nos últimos anos, os principais crimes contra a administração pública têm sido tratados com frequência pela mídia, até porque aumentaram as investigações e ações judiciais.

São considerados crimes contra a vida exceto?

Direito Penal De acordo com o Código Penal Brasileiro, são considerados crimes contra a vida, EXCETO: a) Lesão corporal de natureza grave. b) Aborto. c) Infanticídio.

Qual é o artigo 171?

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de quatro a oito anos, e multa.

Qual é o crime contra administração da justiça?

Peculato, estelionato, concussão, corrupção passiva e ativa, art. 343 CP, prevaricação, resistência, desobediência, desacato, denunciação caluniosa, calúnia, falso testemunho.

O que significa peculato e prevaricação?

A prevaricação, portanto, pressupõe um dever inerente ao cargo e à competência, seja de fazer ou de não fazer. E pode ser praticada, dessa maneira, pela ação ou omissão do agente. O peculato, contudo, refere-se à apropriação de um valor ou bem, material ou imaterial.

O que não é considerado crime contra a vida?

Além do latrocínio não estar nos crimes contra a vida no CP, a Súmula 603 do STF dispõe que A COMPETÊNCIA PARA O PROCESSO E JULGAMENTO DE LATROCÍNIO É DO JUIZ SINGULAR E NAO DO TRIBUNAL DO JÚRI, logo não é crime doloso contra vida.

Quais crimes constam no capítulo dos crimes contra a vida e não são de competência do Tribunal do Júri?

O artigo 5º, inciso XXXVIII, da Constituição Federal determina que é da competência do tribunal do júri o julgamento de crimes dolosos contra a vida. … Também é o caso do crime de latrocínio, que apesar de envolver ato contra a vida, não é julgado pelo tribunal do júri.

O que significa 171 na gíria?

Nesta edição, o MP no Rádio trata de um crime muito popular, o estelionato – o famoso “171”, que virou até gíria para indicar pessoa mal intencionada.