Quais são os autores que falam sobre o autismo?

Quais autores falam sobre o autismo?

Segundo Marinho e Merkle (2009) a definição do Autismo teve início na primeira descrição dada por Leo Kanner, em 1943, no artigo Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo (Autistic disturbances of affective contact), na Revista Nervous Children, Nessa primeira publicação, Kanner (1943) ressalta que o sintoma fundamental …

O quê Vygotsky fala sobre o autismo?

A criança com autismo apresenta não só dificuldade de se relacionar, mas também de falar. Segundo Vygotsky (1993), a fala é um instrumento de mediação, portanto, compreender a fala como um elemento de linguagem e expressão do pensamento da criança se faz relevante na educação.

O quê Piaget fala sobre o autismo?

O trabalho concluiu que crianças com autismo, apesar de poderem empregar termos mentais em seus discursos, geral- mente, têm dificuldades de diferenciar entre o psicológico e o físico, apresentando tendência à representação imagética em detrimento da representação conceitual; desinteresse em comprovar o que afirmam e …

Quem foi que descobriu o autismo?

O termo autismo foi criado em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para descrever a fuga da realidade para um mundo interior observado em pacientes esquizofrênicos.

O que é autismo segundo OMS?

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Como era tratado o autismo antigamente?

Em gerações passadas, pessoas com autismo eram frequentemente retratadas na mídia e na literatura médica como autômatos sem emoções, incapazes de sentir compaixão. Na realidade, esses pacientes frequentemente se preocupam com os sentimentos daqueles que os cercam, muitas vezes a um nível paralisante.

Como o autismo foi descoberto?

Ao que tudo indica, uma das primeiras e mais importantes menções as características do autismo teria vindo dos estudos do psiquiatra austríaco, Leo Kanner, quando este observava crianças exibindo comportamentos atípicos com relação à necessidade, capacidade e procura por relações sociais comuns.

Qual origem do autismo?

O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.

Qual a diferença entre TEA e autismo?

O que é TEA? O transtorno do espectro autista, popularmente conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Ele tem início nos primeiros anos da infância e persiste na adolescência e vida adulta, embora seus sintomas possam reduzir de modo considerável mediante tratamento.

Quais são as características do autismo?

Características e tipos de autismo atraso anormal na fala quando criança. dificuldade em manter uma conversa quando mais velho. dificuldade em participar de atividades e brincadeiras em grupo. dificuldade em interpretar expressões faciais e gestos.

É verdade que autistas vivem menos?

Além disso, os estudos apontam que a idade média com que uma pessoa diagnosticada com autismo morre é de apenas 36 anos, sendo que para a população em geral a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. Ou seja, pessoas com autismo vivem, em média, metade do tempo que a população em geral.

Qual foi o primeiro autista do mundo?

Um dos personagens da publicação é Donald Grey Triplett, o chamado “caso 1” do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Donald Triplett nasceu em 1933, nos Estados Unidos.

Como o autismo era visto antigamente?

Até os anos 1980, não havia um “espectro do autismo“: o distúrbio era definido por características bem rígidas e era tido como raro. Por causa disso, até então, muitas famílias tinham que levar seus filhos a nove ou dez especialistas até conseguirem um diagnóstico de autismo.

Onde surgiu o primeiro caso de autismo?

Donald Triplett nasceu em 1933, nos Estados Unidos. Seus pais logo perceberam que seu comportamento fugia dos padrões de uma criança da mesma idade: ele não correspondia aos sorrisos da mãe, nem demonstrava reação ao ouvir sua voz. Ao falar, muitas vezes o menino apenas repetia o que ouvia os outros dizerem.