Qual o antagonista da aldosterona?
A espironolactona e a eplerenona são diuréticos poupadores de potássio e também bloqueadores dos receptores de aldosterona. A ivabradina pode ser utilizada em certas pessoas que têm insuficiência cardíaca sistólica. A ação desses diuréticos é similar à dos diuréticos de alça.
Onde atua a espironolactona?
Mecanismo de Ação: a espironolactona é um antagonista farmacológico específico da aldosterona, atuando no local de troca de íons sódio-potássio dependente de aldosterona, localizado no túbulo contornado distal do rim.
Qual é a função do hormônio aldosterona?
Sua produção é normalmente regulada por duas… A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.
Quais as recomendações do uso de antagonistas de aldosterona na IC crônica?
Contexto: O uso de antagonistas da aldosterona é recomendado em pacientes com insuficiência cardíaca de moderada a grave e disfunção sistólica.
Quais os medicamentos ieCA?
inibidores da enzima Conversora de Angiotensina (ieCA) Ao longo do tempo, outros medicamentos desta classe com meia-vida mais longa foram produzidos, sendo exemplos o Enalapril, Lisinoprol, Quinapril, Ramipril, entre outros.
Para que serve a espironolactona?
A Espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo utilizado no tratamento do aumento da pressão arterial sem causa determinada e distúrbios relacionados a inchaço e acúmulo de líquidos.
Como o espironolactona age nos rins?
como diurético ou como anti-hipopotassêmico, inibindo competitivamente a aldosterona nos rins (túbulos distais) levando à excreção de sódio e água e à retenção de potássio. Como anti-hipertensivo, reduz o volume líquido e o débito cardíaco, baixando a pressão.
Como funciona espironolactona?
Como funciona A Espironolactona atua como diurético e anti-hipertensivo. Sua ação aumenta a eliminação de água através da urina e, como consequência, diminui a pressão arterial.
Qual a função dos hormônios ADH e aldosterona?
“Enquanto a aldosterona age, usando uma fisiologia renal simplificada, na região ascendente da Alça de Henle e, com isso, acaba provocando reabsorção de água nos túbulos renais, o ADH age no duto coletor, também promovendo a reabsorção de água.”
Quem estimula a aldosterona?
A renina, uma enzima produzida nos rins, controla a ativação do hormônio angiotensina, que estimula as glândulas adrenais a produzirem aldosterona.
Quais os principais objetivos na intervenção farmacológica da IC?
Os principais objetivos diante de um paciente com IC são: • identificar etiologia; identificar possíveis fatores precipitantes; • definir se disfunção sistólica ou diastólica predominante; • identificar pacientes que possam se beneficiar de terapêuticas específicas (ex: cirurgia, marcapasso).
Quais os principais objetivos na intervenção farmacológica da IC Quais os benefícios do tratamento farmacológico?
O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca descompensada deve ser promover uma rápida melhora dos sintomas, sem agravar a função renal. No paciente com descompensação aguda, não há razão para limitar as intervenções àquelas que possam ter um efeito positivo sobre a mortalidade no médio ou longo prazo.
Qual o melhor IECA?
Segundo essa avaliação, o IECA com melhor pontuação foi o ramipril, seguido do perindopril, lisinopril e enalapril. A medicação que atingiu maior pontuação relacionados aos desfechos clínicos, como morbidade e mortalidade cardiovascular, foi o ramipril.
Quais são os medicamentos bloqueadores do canal de cálcio?
Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.
Comentários