Quais são os 5 períodos da história grega?

Quais são os 5 períodos da Grécia Antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.

Quais são os períodos da história grega?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Que período compreende a Grécia Antiga?

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.

O que foi o período pré-homérico?

O período préhomérico é conhecido por ser o momento das grandes invasões indo-europeias, especialmente na Ilha de Creta e na região da Hélade. Na primeira desenvolveu-se inicialmente a civilização minoica. A segunda é a região propriamente grega da antiguidade.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C. O período grego não mencionado nas alternativas foi o Arcaico (800-500 a.C.).

Quais períodos da história da Grécia Antiga são mencionados no texto?

A periodização da história grega é a seguinte: Período Pré-Homérico (2000-1100 a.C.): corresponde ao momento de formação do povo grego e nele se destaca a existência das civilizações minoica e micênica. Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico.

Como foi o Período Homérico?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. … Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado.

Como era o Período Homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.

Quais são os 5 períodos?

Períodos. Em cinco períodos, épocas ou idades – ao que se denomina periodização clássica da história – como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Qual a principal característica do período pré-homérico?

Características do Período Préhomérico: Resumo Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia. Assim, com a influência cultural desses povos surge a cultura grega, num período de quase 100 anos, marcando essencialmente, as invasões de diversos povos indo-europeus (arianos).

Quais as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

O que significa Período Homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga. Refere-se à formação e à cultura do povo grego registradas nas obras Ilíada e Odisseia, do poeta Homero. Os poemas de Homero são as principais referências para o estudo do Período Homérico.

Qual a era que vivemos hoje?

E) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.

Quais são as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.