Quais são as zonas de convergência?
No Brasil temos a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência de Umidade (ZCOU). Essas são as três “zonas” que dominarão o regime de chuvas no Brasil até o início do próximo outono em 2019.
O que é uma zona de convergência?
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos, ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera. Dentro desta circulação geral da atmosfera, existem três cinturões de ventos que são observados em cada hemisfério do planeta Terra (Fig 1).
O que são zonas de convergência e divergência?
Nas zonas de divergência, onde há o afastamento das placas tectônicas, registra-se a abertura de verdadeiras fendas na Terra. … Nas zonas de convergência, com a aproximação das placas tectônicas, podem ocorrer dois fenômenos distintos, a subducção ou a obducção.
O que causa as zonas de convergência?
A Zona de Convergência Intertropical é formada por nuvens do tipo Cumulunimbus. Elas se movimentam no sentido norte-sul, ou seja, na faixa equatorial do globo terrestre. Essas nuvens transportam calor da superfície para a alta troposfera e, posteriormente, para as latitudes médias.
O que é Zona de Convergência tropical?
A zona de convergência intertropical – ZCIT é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical.
O que é Zona de Convergência do Atlântico norte?
A ZCAS é uma conexão entre frentes frias no oceano e a extensas áreas de instabilidade sobre o interior do Brasil. Porém, a posição das áreas de chuva pode variar sobre o país. A atuação da ZCAS não é igual de um ano para o outro, não ocorre sempre sobre as mesmas regiões.
O que significa zonas de divergência?
Em meteorologia, zona de divergência é o termo usado para se referir a uma região da atmosfera terrestre onde correntes de ar se dividem, bifurcam ou se espalham.
Onde ocorre a zonas de divergência?
Não há regiões predefinidas para a formação de zonas de divergência, embora sejam mais comuns em regiões próximas aos trópicos de câncer e de capricórnio, nas regiões de latitudes médias e polares. …
O que a ZCIT provoca?
O sistema ZCIT produz a maioria das chuvas na região semiárida e lá atua durante os meses de fevereiro a maio. No Sertão, o período chuvoso vai de dezembro a maio com máximos de precipitação durante fevereiro e março.
Como se formam as áreas de alta pressão atmosférica?
A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva. Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor.
Onde fica a Zona de Convergência Intertropical?
Zona de convergência intertropical (ZCIT) é um sistema meteorológico relevante em atividade nos trópicos, parte integrante da circulação geral da atmosfera, que está situado no ramo ascendente da célula de Hadley.
O que são as Zonas de Convergência do Atlântico Sul e o que elas formam?
Definida como uma persistente banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, que se estende desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul (Kodama 1992, 1993; Satyamurti et al, 1998; Liebmann et al, 2001; Carvalho et al, 2002a, 2004);
Como é formada a Zona de Convergência do Atlântico Sul?
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma grande e prolongada zona de convergência de fluxos de umidade sobre o Brasil resultado da interação da circulação de vários sistemas meteorológicos: frentes frias na costa do Sudeste, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Nordeste (VCAN), sistema de circulação ciclônica que …
Qual a diferença de zonas de subducção e obducção?
Obducção ocorre quando uma porção de crosta oceânica ou de rochas do manto é arrastada para cima da crosta continental, num limite de placas convergente, ao contrário do que ocorre no processo de subducção.
Comentários