Quais são as vertentes da Umbanda?

Quais são as 7 vertentes da Umbanda?

A Umbanda e suas umbandas

  • Umbanda Branca (tradicional) …
  • Umbanda de mesa branca (Umbanda Kardecista) …
  • Umbanda Mirim. …
  • Umbanda Popular (cruzada) …
  • Umbanda Omolocô (traçada) …
  • Umbanda Almas e Angola (traçada) …
  • Umbandomblé (traçada)

16 de nov. de 2020

Quantas vertentes tem a Umbanda?

Originalmente, a Umbanda surgiu a partir da Cabula. Simultaneamente surgiram quatro vertentes: Umbanda popular, Umbanda branca e demanda, Umbanda Almas e Angola e Umbanda Omolokô.

Quantos tipos de umbanda tem?

Umbanda Branca e Demanda Outros nomes: É também conhecida como: Alabanda; Linha Branca de Umbanda e Demanda; Umbanda Tradicional; Umbanda de Mesa Branca; Umbanda de Cáritas; e Umbanda do Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Quais são as hierarquias da Umbanda?

É importante salientar aqui que, os Ogãs são responsáveis pela organização e divulgação do terreiro, junto ao chefe do mesmo. Yakekerê (mãe pequena): Substituta da (o) chefe do terreiro. Babakekerê (Pai pequeno): Substituto do (a) chefe do terreiro. Yalorixá (Mãe de santo): Maior autoridade feminina dentro da Umbanda.

Quem é pai Olorum?

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Como saber de quem sou filho na umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Como surgem as 7 linhas da Umbanda?

Em 1925, portanto, dezessete anos após a fundação da Umbanda, Leal de Souza apresentou pela primeira vez a codificação das sete linhas. Outras variações das sete linhas foram apresentadas posteriormente, ao longo da história da religião, conforme novas escolas foram surgindo, mas sempre mantendo-se o número de sete.

Quantos deuses existem na Umbanda?

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Quem é da umbanda Faz macumba?

Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).

Como surgem as 7 linhas da umbanda?

Em 1925, portanto, dezessete anos após a fundação da Umbanda, Leal de Souza apresentou pela primeira vez a codificação das sete linhas. Outras variações das sete linhas foram apresentadas posteriormente, ao longo da história da religião, conforme novas escolas foram surgindo, mas sempre mantendo-se o número de sete.

Como saber de qual entidade Sou filha?

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

O que é um Abiã?

A partir do momento em que bolou no santo, o fiel é considerado um abiã – termo dado aos iniciantes na religião. Para chegar a iaô, o filho de santo precisa, logo de cara, usar um colar de contas muito curto, que fica agarrado ao pescoço e é conhecido como quelê.

Qual é a diferença entre Olorum e Oxalá?

Os umbandistas acreditam em um único deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).

Quem é Olorum na Bíblia?

substantivo masculino Deus criador do universo; segundo a mitologia Yorubá e algumas religiões de matriz africana, dono do Orum (firmamento) ou criador do Orum e do Aiye (céu e terra); Deus onipotente, criador de tudo e de todos. Etimologia (origem da palavra olorum). Do yorubá olo + run.