Quais são as regras para cantar o Hino Nacional?

Quais são as regras para cantar o Hino Nacional Brasileiro?

O art. 30 da Lei nº 5.700, de 01 de setembro de 1971, estabelece que cantemos o Hino Nacional em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta, e os braços estendidos ao longo do corpo. Qualquer outra forma de saudação durante a execução – como acompanhar com palmas, assobios, dançando ou com a mão no peito – é proibida.

Que regras devemos cumprir durante a execução do Hino Nacional?

O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional está previsto na Lei nº 5.700, aprovada em 1971 e em vigor até hoje. Essa legislação propõe que o ouçamos em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta. Qualquer outra forma de saudação durante a execução – como acompanhar com palmas ou assovios – é proibida.

Qual mão coloca no peito para cantar o hino?

Deixe os braços soltos ao lado do corpo ou leve a mão direita no tórax. Esta última forma é usada para demonstrar um sentimento patriótico, porém não é obrigatória. Havendo alguém com chapéu ou boné deve descobrir a cabeça. Apenas os militares, que tem regras bem rígidas, devem se voltar para a bandeira.

Porque não pode cantar o Hino Nacional?

Existe a permissão? De acordo com a lei durante a execução do Hino todos devem permanecer em pé e em silêncio, donde se depreende que não se deve cantá-lo. Como a lei não faz exceções entendo que a vedação se estende inclusive a eventos esportivos, não formais como os jogos de futebol.

O que diz a Lei 5.700 71?

É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.

Pode bater palmas para o Hino Nacional?

Há que se considerar, no entanto, que a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que regulamenta a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, não proíbe, em nenhum dos seus dispositivos, os aplausos após a execução do Hino. vedada qualquer outra forma de saudação.

Qual a ordem de execução dos hinos?

Nacional, Estado e Instituição: Nacional no centro, Estado à direita e Instituição à esquerda. Nacional, Estado, Município e Instituição: Nacional no centro-direita, Estado à esquerda da Nacional, dividindo as duas o centro, Município à direita e Instituição a esquerda, ao lado da bandeira do Estado.

Quais são as regras para o hasteamento da bandeira do Brasil?

A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. § 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.

Porque não se pode bater palma depois do Hino Nacional?

A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado. Tudo o que a legislação prevê sobre o assunto está escrito na Lei 5 700 de 1º de setembro de 1971.

Quando o hino deve ser tocado?

O cerimonial prescrita que o Hino Nacional será executado por ocasião do hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional (letra “a” do inciso I), e nesta ocasião direito a continência do militar, do civil, atitude de respeito, de pé e em silêncio, (Art. nº. 30 da Lei nº. 5.700).

Porque não se pode aplaudir o Hino Nacional?

Sendo o Hino solenemente cantado por todos os presentes dispensa-se o aplauso, pois afinal já se fez a apologia ao ato. Sendo interpretado por algum artista, se autorizado, aplaude-se o artista pela interpretação e não o Hino.

Por que não se pode bater palmas após o Hino Nacional?

Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. … Dessa forma, os aplausos ficam a critério dos que estiverem presentes à cerimônia em que o Hino tenha sido executado.

Como devemos proceder quanto ao uso da Bandeira Nacional?

Como usar a bandeira nacional

  1. nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  2. não mude nem altere as cores e proporções;
  3. não acrescente outras inscrições;
  4. não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

Qual a pena para quem queima a bandeira do Brasil?

Destruir ou ultrajar a bandeira, emblemas ou símbolos nacionais, quando expostos em lugar público: Pena: detenção, de 2 a 4 anos.