Quais são as questões sociais tratadas no livro Os Miseráveis?

Quais são as questões sociais tratadas no livro Os Miseráveis *?

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

Qual a relação entre a obra Os Miseráveis e O conceito de justiça social?

Se Jean Valjean é a face humanizada da miséria, Javert, o inspetor de polícia que vai persegui-lo ao longo da trama, encarna a desumanidade de um código de justiça usado como instrumento para impedir qualquer mudança social. … Javert não é apenas um agente da lei.

Qual a importância da obra Os Miseráveis de Victor Hugo para a sociedade?

“Os miseráveis” nos traz inúmeras lições, dentre elas: a importância da ética deontológica nas relações humanas através do exercício das virtudes imprescindíveis para uma vida piedosa e digna; a necessidade da fortaleza para que possamos enfrentar as adversidades da vida sem nos esquecermos dos princípios morais …

Qual o foco narrativo do livro Os Miseráveis?

O foco da narrativa é conhecer melhor esse personagem e perceber o quão digno e honesto ele é. Perpassa os tempos da Revolução Francesa e contextualiza personalidades que marcaram aquele tempo histórico na França, além dos acontecimentos em si.

O que retrata a obra Os Miseráveis?

Na história, “Os Miseráveis” descreve a vida das pessoas miseráveis e pobres de Paris durante o período da Insurreição Democrática . Por meio do protagonista, Jean Valjean, o romance faz críticas a sociedade francesa da época, desde a desigualdade social aos dilemas morais individuais das pessoas.

O que retrata o filme Os Miseráveis?

Narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática (5 de junho de 1832), através da história de Jean Valjean. Tanto na obra de Vitor Hugo, quanto na adaptação para o cinema, observa-se a crítica de que o progresso material da sociedade não deve estar ligado à exclusão social.

Quais temas da Sociologia você consegue identificar na obra Os miseráveis?

Na Obra Os Miseráveis, Victor Hugo retrata a miséria e injustiças na vida de uma população geralmente esquecida nos romances clássicos, o povo que leva uma vida dura de trabalho e de infortúnios do “destino”.

Como o filme Os miseráveis retrata a situação da França no século XIX e o papel dos movimentos sociais naquele contexto?

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso. … PALAVRAS-CHAVE: sistema penal; desigualdade social; punitivismo da miséria.

Qual o tema desse poema os miseráveis?

“Os Miseráveis”

Título Os Miseráveis
Título Original Les Misérables
Autor Victor Hugo
Editora FTD
Temas Abordados Pobreza, revolta, Revolução Francesa

Qual é o narrador do livro Os Miseráveis?

Para revelar o personagem Jean Valjean, o narrador onisciente tradicional não conhece reservas, fala demais, diz, diz, diz, hesita em mostrar, sempre dramatizando, apelando ao melodrama e ao sentimentalismo. E acima de tudo: o narrador onisciente julga.

O que fala o livro Os Miseráveis de Victor Hugo?

Na história, “Os Miseráveis” descreve a vida das pessoas miseráveis e pobres de Paris durante o período da Insurreição Democrática . Por meio do protagonista, Jean Valjean, o romance faz críticas a sociedade francesa da época, desde a desigualdade social aos dilemas morais individuais das pessoas.

Qual é a frase mais longa de Os miseráveis?

“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo

  • A frase mais longa de um livro vem da obra ‘Os Miseráveis‘ com 823 palavras.
  • Victor Hugo começou o livro em 1846, mas precisou interromper em 1848.

Qual o contexto histórico do filme Os Miseráveis?

Revolução Francesa A trama de “Os Miseráveis” se passa entre a Batalha de Waterloo, em 1815, que representou o fim do sonho imperialista de Napoleão e os motins de 1832 em Paris, quando estudantes tentaram derrubar Luís Filipe I. Na época de sua publicação, Victor Hugo tinha 60 anos e já desfrutava de grande prestígio.

Por que ler os miseráveis?

Os Miseráveis mostram como uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. História de fugas, trapaças e armadilhas, esta também é uma história de amor entre jovens. Aqui são relatados interesses e atitudes muito mesquinhos, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade.”