Quais são as enterobactérias?
As enterobactérias são uma família de bacilos gram-negativos responsáveis por uma ampla gama de infecções em humanos e animais. Elas podem ser móveis ou sem motilidade, dependendo da espécie, e aeróbias ou anaeróbias em crescimento, e têm uma preferência por habitar o trato gastrintestinal.
O que causa Enterobacteriaceae?
Surtos de contaminação e de infecções por Enterobacter têm sido causados por produtos intravenosos contaminados, derivados sangüíneos, água destilada e cateteres.
Qual bactéria fermenta lactose?
As bactérias fermentadoras de lactose(999 Klebsiela, Enterobacter), utilizam a lactose disponível no meio e produzem ácido como produto final.
Quais são os bacilos Gram-negativos?
Bacilos Gram–negativos não fermentadores (BGN-NF) são microrganismos aeróbios e incapazes de utilizar carboidratos como fonte de energia através da fermentação, degradando-os pela via oxidativa. A maioria é oxidase positiva e móvel.
Qual a diferença entre enterobactérias e Enterobacteriaceae?
Enterobacter são bacilos Gram negativos, da família Enterobacteriaceae. Várias cepas dessas bactérias são patogênicas e podem causar infeções oportunistas em pacientes imunocomprometidos e em pacientes internados em hospitais. Os tratos respiratórios e as vias urinárias são os sítios mais comuns de infecção.
Quais os bacilos Gram positivo?
Exemplos de bactérias Gram–positivas Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listeria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.
Quais os fatores de virulência das enterobactérias?
Além da presença de características de resistência, essa bactéria possui alguns fatores de virulência que podem agravar o quadro infeccioso, como cápsula, adesinas, hipermucoviscosidade, sistema de aquisição de ferro, entre outros, que são responsáveis pelo aumento da patogenicidade de algumas cepas (Melo et al., 2014; …
O que é Klebsiella na urina?
A Klebsiella é uma bactéria que pode estar relacionada a infecções em diferentes locais do corpo como pulmonar, urinário etc. Quando adquirida fora de ambiente hospitalar, em geral, tem boa resposta com uso de antibióticos apropriados.
Quais bactérias são consideradas não fermentadoras de lactose?
As cepas não fermentadoras de lactose , como Shigella e Salmonella , são incolores e transparentes e normalmente não alteram a aparência do meio. Yersinia enterocolitica pode aparecer como pequenas colônias não fermentadoras de lactose após incubação à temperatura ambiente.
O que são bactérias fermentadoras?
Tem mais depois da publicidade 😉 Indivíduos fermentadores são aqueles que degradam parcialmente moléculas orgânicas ricas em energia, podendo resultar em diversos produtos, dependendo da substância e do micro-organismo que desempenhou tal função.
Como identificar bactérias Gram-negativas?
As bactérias Gram–negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram–negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.
Como identificar bacilos Gram-negativos?
Resultados esperados: bacilos Gram–negativos: coloração rósea; cocos Gram-positivos: coloração violeta. Cachos – estafilococos e peptococos (anaeróbio).
São provas para identificação e diferenciação das enterobactérias?
A identificação de uma enterobactéria é normalmente feita por meio de provas bioquímicas, seguidas ou não de provas sorológicas.
Como é feita a identificação das enterobactérias?
O exame macroscópico e microscópico da cultura constitui a primeira etapa da identificação das enterobactérias. O exame macroscópico da cultura permite uma análise do tamanho, aspecto morfológico e coloração da colônia em meios simples e seletivos.
Comentários