Quais são as complicações do diabetes mellitus?
Complicações associadas à Diabetes mellitus
- Doença cardíaca e enfarte.
- Lesões renais.
- Lesões oculares.
- Lesões neurológicas.
- Problemas nos pés.
- Doença do foro dentário.
- Disfunção sexual.
O que é Diabetes Mellitus e quais suas principais complicações?
Diabetes mellitus e suas complicações crônicas. Uma revisão. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento anormal da concentração de glicose no sangue. Ocorre pouca ou nenhuma produção de insulina e/ou há uma incapacidade da insulina de exercer sua função adequadamente.
São complicações do diabetes mellitus exceto?
2) São complicações crônicas do Diabetes Mellitus, exceto: a) Retinopatia. b) Proteinúria. c) Doença arterioesclerótica. d) Hipotireoidismo.
O que pode causar a diabetes mellitus?
A diabetes mellitus é causada por problemas na secreção da insulina ou na ação desse hormônio. A diabetes mellitus tipo 1 é desencadeada pela destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.
Quais são as possíveis complicações da diabetes mellitus para o paciente é porque é importante Reconhecê-las?
A principal complicação aguda do DM1 é a cetoacidose diabética, que pode ser desencadeada por fatores como omissão de dose de insulina ou situações de estresse agudo como infecções, traumas ou emergências cardiovasculares.
Quais as complicações do diabetes tipo 1 e 2?
Entre as complicações, destacam-se: Lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs. Retinopatia diabética (danos à retina, o tecido no fundo do globo ocular, que levam à cegueira) Falência renal.
O que é o diabetes mellitus?
Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
Qual a diferença entre diabetes mellitus e diabetes?
No diabetes mellitus tipo 1, o pâncreas não produz insulina; no tipo 2, o corpo não absorve a insulina de forma adequada.
Quais os tipos de diabetes mellitus?
Os principais tipos de diabetes mellitus são o tipo 1 e o tipo 2, que apresentam algumas diferenças, como em relação à sua causa, podendo ser auto-imune, como no caso do tipo 1, ou associada a genética e hábitos de vida, como acontece no tipo 2.
Quais são os 5 sinais da diabetes mellitus?
Os 10 sinais e sintomas precoces mais comuns do diabetes são:
- Poliúria (urinar a toda hora).
- Polidipsia (excessiva sensação de sede).
- Cansaço e falta de energia.
- Perda de peso.
- Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
- Visão embaçada.
- Cicatrização lenta.
- Infecções frequentes.
Como uma pessoa se torna diabética?
A diabetes é normalmente causada pela produção deficiente ou não produção de insulina pelo organismo, ou porque este não a consegue utilizar devidamente. A isto se chama resistência à insulina. Em casos raros, a diabetes pode ser causada por uma doença do pâncreas chamada pancreatite.
Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com diabetes mellitus?
Educar e monitorar o paciente em uso de insulinoterapia, demonstrar a aplicação da insulina, fornecer esquema de rodízio ao paciente, instruir sobre como é realizada a aspiração das unidades de insulina e mesmo as complicações que podem ocorrer nos locais onde se aplica insulina, assim como o armazenamento, conservação …
Por que a diabetes mellitus é considerada um problema de saúde pública?
O Diabetes é um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo e responde por cerca de 25 mil óbitos anuais, sendo classificado como a sexta causa de morte no país. Os fatores de risco são a predisposição genética, idade, obesidade e sedentarismo.
Quais as complicações da diabetes tipo 1?
Entre as complicações, destacam-se: Lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs. Retinopatia diabética (danos à retina, o tecido no fundo do globo ocular, que levam à cegueira) Falência renal.
Comentários