Qual o nome das partes do pé?
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais:
- A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo.
- A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes.
- A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
Como é formado o pé?
A anatomia do pé é composta por ossos, músculos, nervos e articulações que permitem ainda o sustento do peso do corpo, e fornecem o apoio que o mantém na posição vertical. A estrutura do pé é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarso e tarso.
Como se chama a parte de baixo do pé?
A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano. Anatomicamente, a palma do pé é dita possuir aspecto plantar.
Quantas falanges tem o pé?
O pé possui 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges (Figura 2).
O que é o tornozelo?
O tornozelo é a articulação que faz a ligação das pernas e dos pés. Ele é uma estrutura estável composta por três ossos com ligamentos e tendões que mantêm a sua estabilidade. Sua função é receber e distribuir para os pés toda a carga de peso que vem do corpo.
O que é dor no dorso do pé?
A dor no dorso do pé (dor no peito do pé ou parte superior do pé) pode também, resultar da inflamação dos extensores do pé (tendinite dos extensores do pé). Na maioria dos casos, do extensor do hallux.
Qual é a função do pé?
Controle da postura e do movimento O pé é rico em sensores que enviam informações para o cérebro a respeito da posição do corpo e descarga de peso. Quanto mais informação o cérebro recebe, melhor ele controla os movimentos do corpo e ajusta a postura.
Porque o calcanhar do pé dói?
A dor no calcanhar pode ser devida à fascite plantar (inflamação da fáscia plantar), ao esporão do calcâneo, fratura de stress do calcâneo, entorse do tornozelo, doença de Sever, entre outras patologias, como veremos adiante com maior detalhe.
O que pode ser dor embaixo do pé?
Principais causas de dor na sola do pé Está bastante relacionada ao sobrepeso, mas também pode ter origem no uso de calçados inadequados ou na prática intensa de atividades físicas. Normalmente, tem início em pequenas lesões na fáscia plantar, um tecido fibroso que reveste os tendões.
O que é o calcanhar?
O calcanhar é uma das mais delicadas regiões do corpo. Responsável por ligar os pés e as pernas, ele possui ossos, tendões e músculos que permitem o ato de ficar em pé, caminhar e correr, por exemplo.
Quais são as falanges do pé?
As falanges do pé (Phalanges digitorum pedis) são ossos largos, em número de três para cada dedo (exceto o polegar do pé, que tem apenas dois), denominados 1, 2 e 3 ou falange proximal, falange média e falange distal, respectivamente; contam de um corpo e dos extremos, anterior e posterior, articulares e ambos em 1 e 2 …
O que é falange do pé?
As fraturas dos ossos dos dedos dos pés são muito comuns. Esses ossos são chamados de falanges. O osso que se localiza mais na ponta do dedo é a falange distal, o intermediário é a falange média (ausente apenas no primeiro dedo – o “dedão”) e a base do dedo, a falange proximal.
Onde é tornozelo?
Em anatomia, chama-se tornozelo, tibio-társica à articulação entre a perna e o pé dos mamíferos e, em geral, de muitos vertebrados tetrápodes. O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus.
Onde é que fica o tornozelo?
O tornozelo é uma articulação complexa, que une as pernas aos pés. Ele é formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. A tíbia é o osso da canela, a fíbula é o osso que fica na lateral externa da perna, e o tálus se encaixa no meio desses dois ossos e logo acima do osso do calcanhar (o calcâneo).
Comentários