Qual palavra tem dois sentidos?
A palavra “vela” é polissêmica porque pode apresentar vários sentidos de acordo com o contexto em que é empregada.
Qual palavra tem mais significados?
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra “vela” é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Quando tem mais de um significado?
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa “muitos”, enquanto sema refere-se ao “significado“. Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Quais são as palavras mais usadas?
As palavras mais usadas na língua portuguesa são os artigos e as preposições, seguidos das conjunções e pronomes, ou seja, são palavras de ligação que estruturam o discurso e determinam os seres….Substantivos mais usados:
- coisa;
- casa;
- tempo;
- ano;
- dia;
- vez;
- homem;
- senhor;
O que são palavras de duplo sentido?
→ Duplo sentido É um recurso no qual são utilizadas palavras ou expressões que possuem diferentes interpretações.
Quando uma palavra tem dois significados?
As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.
Qual palavra substitui maior?
1 superior, melhor, supremo, maioral, máximo, sumo, mor, soberano, súpero, superno. Que tem mais idade: 2 mais velho.
O que é uma palavra homófona?
Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.
O que é ambiguidade e exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
O que é ambiguidade de um exemplo?
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
Qual é a palavra que mais aparece na Bíblia?
Sociedade. A palavra amor aparece escrita na Bíblia 308 vezes, enquanto ódio surge em 87 ocasiões. Vida repete-se 451 vezes e morte 371.
Qual a frase mais falada no Brasil?
Um dos ditados mais conhecido entre os brasileiros é “não chore o leite derramado”. Ele serve para mostrar que não vale a pena reclamar por algo que já aconteceu e não tem mais volta, nem solução. Não adianta chorar pelo leite que já derramou!
Como zoar seus amigos com palavras?
Fazer um amigo é um dom, conservar um amigo é uma virtude, mas me ter como amigo, fala sério, é uma honra! Amigo é igual a carro velho, a gente só tem prejuízo, mas não quer se livrar dele. Em nome da nossa amizade, se você cair, eu te ajudo a levantar… mas só depois que eu parar de rir!
Como usar o duplo sentido?
Costuma-se falar em duplo sentido principalmente para construções em que há duas interpretações possíveis: o sentido literal, mais ingênuo; e o segundo sentido, com fundo sarcástico, remetendo a referências sexuais ou ofensivas.
Comentários