Quais são as palavras atrativas de próclise?

Quais são as palavras atrativas próclise?

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

Quais palavras são atrativas?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

O que é próclise e exemplos?

Próclise = pronome antes do verbo – Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. – Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.

Como usar a próclise?

O uso de Próclise é recomendado:

  1. Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: …
  2. Nas palavras ou Locuções com sentido negativo: …
  3. Nas frases exclamativas ou interrogativas diretas: …
  4. Advérbios: …
  5. Pronomes Relativos:

O que é fator de próclise?

b) Havendo fator de próclise, o pronome átono ficará antes do verbo auxiliar ou depois do principal: Não lhe devo dizer a verdade. Não devo dizer-lhe a verdade. Não lhe estava dizendo a verdade.

O que são partículas atrativas?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Quando puxa o pronome?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. … 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

Como identificar uma próclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Como saber próclise?

A próclise (colocação do pronome antes do verbo) é usada quando a oração contém pronomes demonstrativos, como é o caso de “isto”. j) Quem me dera! A colocação pronominal na oração está correta, uma vez que nas frases exclamativas, como neste caso, o pronome deve ser colocado antes do verbo (próclise).

Como justificar a próclise?

Próclise

  1. Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. …
  2. Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. …
  3. Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.

Como usar Enclise e próclise?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.

  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Quando próclise e obrigatoria?

É o emprego dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. O uso da próclise torna-se obrigatório: junto a palavras negativas. junto a palavras interrogativas.

Quando a próclise e obrigatoria?

Casos obrigatórios de próclise Esse tipo de colocação pronominal só será obrigatório se tivermos em uma frase palavras que atraem os pronomes, fazendo com que eles precisem vir antes do verbo.

O que puxa o pronome se?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. … 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.