Quais as diferenças entre metamorfismo regional e de contato?
a) metamorfismo de contato – o que surge pela ação de um magma sobre as rochas vizinhas. Ocorre principalmente nas proximidades de rochas plutônicas ácidas. b) metamorfismo regional – aquele que surge em massas de rocha que são enterradas e submetidas a determinadas condições de pressão e temperatura.
Como ocorre o metamorfismo regional?
O metamorfismo regional, também designado por metamorfismo dinamotérmico, é provocado pela ação de altas pressões e altas temperaturas, e afeta extensas regiões da crosta terrestre, geralmente em áreas de atividade tectónica onde se formam montanhas.
Quais são os diferentes tipos de metamorfismo?
Existem vários tipos de metamorfismo: fundo oceânico, orogênico, dínamotermal ou regional, de soterramento, de contato ou termal, dinâmico ou cataclástico, de impacto.
Como ocorre o metamorfismo de contato?
O metamorfismo de contacto, também conhecido como metamorfismo térmico, resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. Este tipo de metamorfismo pode incidir sobre rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas.
Quais são os principais fatores ou parâmetros envolvidos nos processos metamórficos?
As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantes são: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenómenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, e os efeitos dos fluidos de circulação.
Quais são as principais características das rochas sedimentares?
As rochas sedimentares têm como uma de suas principais características a sua estruturação em camadas, ou seja, é um tipo de rocha estratificada (veja a figura abaixo). Essas camadas são resultantes da interposição lenta e gradual, que leva milhares e milhares de anos, das diferentes camadas de sedimentos.
Como ocorre o processo de metamorfismo?
O metamorfismo ocorre devido a uma necessidade de ajuste da rocha a novas condições de pressão e temperatura, em geral, resultado de soterramento profundo, que coloca a rocha em condições físicas diferentes de sua formação e também das condições físicas que ocorrem na superfície da terra.
Como ocorre o metamorfismo em uma rocha?
As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão. … Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas.
Quais os tipos de rochas metamórficas?
Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
O que é metamorfismo e quais os fatores associados?
O metamorfismo compreende uma série de processos que têm lugar no interior da crosta terrestre e que provocam alterações mineralógicas, químicas e estruturais nas rochas preexistentes quando sujeitas a condições físico-químicas diferentes das que as originaram.
Qual o nome da rocha resultante do metamorfismo de contato?
As corneanas, formadas por metamorfismo de contacto, têm granularidade muito fina, com fractura concoidal. As corneanas pelíticas são escuras e distinguem-se do basalto (que é uma rocha ígnea) por este tipo de fractura.
Quais os principais parâmetros físicos envolvidos durante o metamorfismo?
Os principais parâmetros físicos envolvidos no metamorfismo são a temperatura e pressão.
Quais são as causas do metamorfismo?
O metamorfismo ocorre devido a uma necessidade de ajuste da rocha a novas condições de pressão e temperatura, em geral, resultado de soterramento profundo, que coloca a rocha em condições físicas diferentes de sua formação e também das condições físicas que ocorrem na superfície da terra.
Quais são as rochas sedimentares?
Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
Comentários