Quais as características do Vale do Rift?
É conhecido como Vale do Rift o conjunto de falhas tectônicas que cortam a parte leste da África, desde o Lago Malauí até o Chifre da África, onde cria uma bifurcação entre Eritreia, Djibuti e Somália, o Triângulo de Afar. Ele foi formado há milhões de anos com a divisão das placas tectônicas da África e da Arábia.
Qual é a principal característica geológica do Rift Valley?
O Grande Vale do Rifte, também conhecido como Vale da Grande Fenda ou somente como Vale do Rifte, é um complexo de placas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africanas e arábicas, um rifte.
O que acontece no Vale do Rift?
O Grande Vale do Rifte da África Oriental (Rift Valey) é uma das maravilhas geológicas do mundo, um lugar onde as forças tectônicas da Terra estão atualmente tentando criar novas placas, separando das antigas. O rifte da África Oriental não se limita ao “Chifre da África”. …
O que é o Vale do Rift na África e qual pode ser a consequência deste fenómeno para o território do continente?
A enorme fissura já tem quilômetros de comprimento e alguns metros de largura. Ela está ligada a uma falha tectônica conhecida como Vale do Rift, ou Vale da Grande Fenda, na África Ocidental. Segundo os geólogos, esse é um sinal de que, daqui a dezenas de milhões de anos, a África pode ser separada em duas.
Que característica da formação geológica da África se relaciona as riquezas minerais do continente?
A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.
Como se forma um rifte?
Considera-se que as placas interiores, ao tornarem-se geologicamente ativas, devido às correntes de convecção geradas na astenosfera terrestre, geraram movimentos de distensão que dividiram as placas iniciais em duas ou mais placas de menor tamanho, separadas por uma depressão – o rifte. …
O que é Rift em geologia?
rift. Estrutura de bacia tectônica originada por tectônica extensional sobre hot spot, margeada por falhas de gravidade, , tipo graben alongado, desenvolvendo vale ou depressão extensa (rift valley) em continentes ou, em sua possível evolução, em oceanos (rifte de cadeia meso-oceânica).
Quais são as principais características da África?
O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.
O que causa o Rifteamento?
Isso ocorre porque o afastamento das placas, com a formação dos vales, eventualmente resulta na ascensão do magma interno, fazendo com que ele solidifique-se em processos não vulcânicos.
Quais as consequências do Rift Valley?
Quando isso acontecer, um novo oceano começará a se formar pela solidificação do magma no espaço criado pelas placas quebradas. Eventualmente, em um período de dezenas de milhões de anos, o oceano vai se espalhar por todo o Vale. Por fim, a África ficará menor, e uma ilha gigante surgirá no Oceano Índico.
O que é e por que existe o Grande Vale do Rift na África?
Um exemplo é o Vale do Rift, na África, que possui uma larga extensão e que se originou há milhões de anos em função do afastamento das placas africana e arábica. Esse vale constitui uma ampla depressão relativa e é posicionado sobre uma série de falhas geológicas. Também existem casos de fossas tectônicas no Brasil.
Quais são as possíveis consequências do processo geológico relacionado a formação do Rift Valley?
Quando isso acontecer, um novo oceano começará a se formar pela solidificação do magma no espaço criado pelas placas quebradas. Eventualmente, em um período de dezenas de milhões de anos, o oceano vai se espalhar por todo o Vale. Por fim, a África ficará menor, e uma ilha gigante surgirá no Oceano Índico.
O que são as riquezas minerais?
Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.
O que é um rifte?
Segundo Maurice Mattauer (1928-2009), na obra Monts et Merveilles (1999), denominam-se riftes as grandes depressões de origem tectónica que sulcam grandes extensões da crosta terrestre. … Trata-se de depressões no Este de África, orientadas sensivelmente na direção Norte-Sul, cujos limites correspondem a falhas normais.
Comentários