Quais são as características da Iara?

Quais as características da Iara?

Iara, Uiara (do tupi y-îara, “senhora das águas”) ou Mãe-d’água é, segundo o folclore brasileiro, uma linda sereia que vive no rio Amazonas. Sua pele é parda, possui longos cabelos verdes e olhos castanhos.

Como o texto descreve a Iara?

IARA É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO.DE ACORDO COM A LENDA DE ORIGEM INDÍGENA,IARA É UMA SEREIA COM CORPO DE MULHER DA CINTURA PARA CIMA E DE PEIXE DA CINTURA PARA BAIXO,MORENA DE OLHOS CASTANHOS E CABELOS NEGROS. A LENDA CONTA QUE A LINDA SEREIA FICA NOS RIOS DO NORTE DO PAÍS ONDE COSTUMA VIVER.

O que a Iara faz com os homens?

A Iara é uma lenda muito popular presente no folclore brasileiro. Ela é uma sereia — parte mulher, parte peixe — conhecida por seduzir os homens com sua beleza, bela voz e promessas de riquezas. Essa lenda surgiu na Europa e foi trazida para o Brasil durante a colonização, sendo adaptada à cultura indígena.

Quais são os poderes da Iara?

Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar os homens atraídos por ela para o fundo do rio. Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, trabalhadora e corajosa. Recebia muitos elogios do seu pai que era pajé, e consequentemente despertava a inveja de alguns da tribo, especialmente de seus irmãos homens.

Porque a Iara virou sereia?

Seu canto era irresistível aos homens. Aquele que conseguisse resgatá-la teria acesso a grandes riquezas, e ela se transformaria em uma esposa fiel. Somente após resgatada que a moura encantada assumiria a forma de mulher, pois, enquanto estivesse sob o encanto, permaneceria em uma forma monstruosa.

Quem é a cabocla Iara?

No Brasil, as divindades da água também são popularmente cultuadas e habitam o imaginário do povo. Iemanjá, em religiões de matriz africana mas amplamente cultuadas no Brasil como o Candomblé e a Umbanda, Iara (Mãe D’Água), popular lenda do folclore brasileiro, e Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do país.

Qual o gênero textual do texto Iara?

Olá, amigos do blog atividades compartilhadas! Hoje eu trouxe para vocês uma atividade que trabalha gênero textual lenda.

Como contar a história da Iara?

SEGUNDO A LENDA, IARA ERA UMA ÍNDIA GUERREIRA, TRABALHADORA E CORAJOSA. RECEBIA MUITOS ELOGIOS DO SEU PAI QUE ERA PAJÉ, E CONSEQUENTEMENTE DESPERTAVA A INVEJA DE ALGUNS DA TRIBO, ESPECIALMENTE DE SEUS IRMÃOS HOMENS. CERTA NOITE, QUANDO IARA DORMIA, OUVIU SEUS IRMÃOS ENTRANDO EM SUA CABANA COM A INTENÇÃO DE MATÁ-LA.

Qual o objetivo da lenda Iara?

A lenda da Iara ou lenda da mãe d’água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Ela narra a história de uma sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos, e os leva para as profundezas com a intenção de matá-los.

O que faz a sereia Iara?

A Iara é uma sereia que faz parte do folclore brasileiro, sendo conhecida por sua grande beleza, voz encantadora e riquezas. Ela é parte mulher e parte peixe e é conhecida por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d’água.

Como chamar a Iara?

Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d’água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher.

Quem é Yara no Candomblé?

Folclore. A Iara é uma sereia que faz parte do folclore brasileiro, sendo conhecida por sua grande beleza, voz encantadora e riquezas. Ela é parte mulher e parte peixe e é conhecida por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d’água.

Quem é mãe Iara na Umbanda?

Iara, a mãe d’água É descrita com os cabelos negros, olhos esverdeados e metade do corpo de mulher e a outra metade de peixe. Dotada de um canto hipnotizante, seduz os homens e os leva para o fundo do rio.

Qual é o gênero de um texto?

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.