Quais os princípios determinam a reabsorção tubular?
Princípios que determinam a reabsorção tubular de solutos: Reabsorção: sódio, ânions, água, potássio, cálcio, ureia Os túbulos proximais são muito permeáveis e é lá que ocorre a maior parte da reabsorção.
O que acontece na reabsorção tubular?
A reabsorção tubular é o processo pelo qual os elementos provenientes do fil- trado glomerular são reabsorvidos, sendo devolvidos a circulação sanguínea. Para que isso aconteça, todo um aparato celular deve estar envolvido, respon- sável por permitir a passagem das moléculas pela membrana do néfron.
Quais são as substâncias que são reabsorvidas durante o processo de reabsorção tubular?
Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais.
Quais são os mecanismos da reabsorção tubular distal?
Há dois mecanismos responsáveis por essa negativação: o cotransporte eletrogênico de sódio com solutos orgânicos neutros na membrana luminal e a Na+/K+-ATPase eletrogênica na membrana basolateral, já que nesta há a saída de 3 Na+ e de 2 K+ na célula tubular.
Quais os princípios da filtração glomerular?
A movimentação dos fluidos, dos solutos e das substâncias formadas pelas moléculas de grande peso molecular ou não nos glomérulos é justamente a função da pressão hidrostática, da pressão osmótica coloidal, do tamanho e da carga dos poros dos glomérulos.
O que é reabsorção tubular passiva?
A reabsorção tubular renal de ácidos e bases fracas em suas formas não ionizadas (lipossolúveis) se processa por difusão passiva no nível dos túbulos proximal e distal, sendo potencialmente bidirecional.
O que acontece na secreção tubular?
Processamento tubular A reabsorção e a secreção dos vários solutos através do epitélio renal são feitas por mecanismos específicos, passivos ou ativos, localizados nas membranas da célula tubular. Todos os sistemas de transporte são interdependentes.
Como ocorre a reabsorção dos rins?
A reabsorção ocorre no túbulo néfrico, principalmente nos túbulos proximais, e é importante para evitar a perda excessiva de substâncias, tais como água, sódio, glicose e aminoácidos. Esse processo é responsável por determinar como será a composição final da urina.
Quais substâncias são reabsorvidas e secretadas no túbulo proximal?
No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.
Onde as proteínas são reabsorvidas?
Em condições normais, as proteínas de peso molecular maior que o peso da albumina (66kDa) são retidas no glomérulo, enquanto as proteínas plasmáticas, de baixo peso molecular, são reabsorvidas no túbulo proximal.
Como ocorre a reabsorção no tubo contorcido distal?
Na alça néfrica, ocorre a reabsorção da água do filtrado glomerular para os capilares. No túbulo contorcido distal, as excretas indesejadas dos capilares sanguíneos são removidas e lançadas na urina. São exemplos dessas excretas o ácido úrico e a amônia.
O que é reabsorvido no túbulo contorcido distal?
Túbulo Contorcido Distal: reabsorve cerca de 8% do cálcio filtrado. É um local importante na regulação da excreção de Ca2+. Ao contrário das outras porções do néfron, o TCD reabsorve cálcio predominantemente de forma ativa, via transcelular.
Quais as características do filtrado glomerular?
Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do …
Qual a função da filtração glomerular?
A função dos glomérulos é eliminar os resíduos presentes no sangue. Resíduos nitrogenados, aminoácidos, hormônios, água e sais minerais passam do glomérulo para a cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman, ou cápsula renal, envolve os glomérulos e todo material filtrado é coletado e enviado para os túbulos renais.
Comentários