Quem inspirou Schopenhauer?
Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um filósofo alemão do século XIX. … Foi fortemente influenciado pela leitura das Upanishads, que foram traduzidas pela primeira vez para o latim por Abraham Hyacinthe Anquetil-Duperron, no início do século XIX.
Que tipos de influências Nietzsche teve de Schopenhauer?
Muito se fala das semelhanças e diferenças entre Nietzsche e de Schopenhauer, eles estão o tempo todo justapostos e sobrepostos. É mais comum vermos pessoas salientando suas semelhanças, principalmente o pessimismo e o niilismo. Para quem não conhece, ele às vezes se tornas sinônimos.
O que o filósofo NIT defendia?
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
O que é a vontade para Arthur Schopenhauer?
Além de ser o filósofo da representação, Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. … No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do dominar, do afirmar-se: “A vida humana, pois, passa-se toda em querer e em adquirir”.
Como era o pensamento sobre arte para Schopenhauer e com Nietzsche?
Para ambos, a vontade é caos, contradição e dor, mas, enquanto para Schopenhauer a arte se apresenta como uma negação da vontade, opera uma espécie de redenção, uma fuga da voracidade do querer viver, para Nietzsche a própria vontade é artista, é nela que se dá a redenção.
Por que Nietzsche rompe com o pensamento de Schopenhauer?
Embora Nietzsche tenha admirado Schopenhauer, ele também o negou, pois via seu antecessor como uma pessoa fraca (tal qual era Richard Wagner), e que havia se entregado ao pessimismo ao invés de aceitá-lo.
Qual é a teoria de Nietzsche?
Em resumo, Nietzsche acreditava que os cristãos são bons por conta do medo que têm de queimar no inferno. E não por serem realmente bons. Além disso, ele dizia que o medo da punição é em que se baseia toda a fé cristã.
O que é a vontade em filosofia?
A vontade é o método ou a forma da existência da liberdade no homem e, portanto, é impossível ter vontade sem liberdade e liberdade sem vontade. Segundo Hegel “a vontade livre inclui de início em si mesma, as diferenças que consistem que a liberdade é a sua determinação e seu fim”.
Como surge a vontade?
A força de vontade é definida como a capacidade de dirigir e controlar as próprias ações. Os metafísicos e as religiões sugerem que esta força nasce exclusivamente da livre determinação de cada pessoa.
O que Nietzsche pensava sobre a arte?
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
O que é arte para Arthur Schopenhauer?
A arte é uma redenção — Ela livra da vontade e portanto da dor — Torna as imagens da vida cheias de encanto — A sua missão é reproduzir-lhe todas as cambiantes, todos os aspectos — Poesia lírica — Tragédia, comédia — Pintura — Música; a ação do gênio é aí mais sensível do que noutra arte.
Por que Richard Wagner e Schopenhauer influenciaram o pensamento de Nietzsche?
NIETZSCHE & WAGNER: o Cristianismo como fator que colocou Nietzsche contra Wagner: Em 1868, quase dez anos após concluir Tristan und Isolde, Wagner iniciou uma profunda amizade com Nietzsche, que era um grande admirador do compositor. E os dois eram grandes apreciadores de Arthur Schopenhauer.
Como a concepção de vontade em Nietzsche se contrapõe à concepção de vontade em Schopenhauer?
Ao falar que a vontade de existir é impossível dado que a vontade já pressupõe ela própria a existência, Nietzsche repete um ponto expli- citado à exaustão na obra de Schopenhauer. Para este último, a vontade é livre, autônoma e estando ela própria em condição de inerên- cia com relação à vida.
Quais são as principais teorias de Nietzsche?
Para Nietzsche, os principais temas abordados por todos os filósofos até o século XIX, como Deus, Ser, Razão, Sentido, Verdade, Ciência, Produção, Beleza, Ordem, Justiça, Estado, Revolução, Família, Demonstração, Lógica, seriam construções, valores morais ocidentais, que domesticavam o homem e anulavam sua criatividade …
Comentários