Quais os tipos de alfazema?

Quais os tipos de alfazema que existem?

As espécies mais conhecidas por nós aqui no Brasil são Lavandula officinalis (Lavandula angustifolia) e Lavandula dentata. A espécie L. officinalis é popularmente chamada de alfazema ou lavanda-inglesa, ela apresenta flores de tonalidades azuis com violeta.

Qual é a diferença entre alfazema e lavanda?

A diferença da alfazema para as demais lavandas é o fato de apresentar um odor parecido com cânfora sendo, por isso, mais forte do que as outras. O nome lavanda provém do latim, do termo Lavandus, que tem o significado de lavar e, por esse mesmo motivo, está ligado à limpeza.

Como é a flor de alfazema?

Lavandula angustifolia (Lavandula spica) Floração em junho-agosto, sob a forma de espigas na extremidade de um caule fino e longo que se desenvolve acima das folhas; Flores azuis-arroxeadas; Atinge 1 m de altura e de diâmetro; Muito utilizada em perfumaria e dela se extrai o óleo essencial de melhor qualidade.

Para que serve a planta alfazema de caboclo?

483 – Hissopo / Alfazema de Caboclo – É uma planta melífera, muito apreciada por apicultores. Culinária: condimento de saladas e fabricação de licores. Farmácia: excelentes propriedades terapêuticas contra asma, afecções bronquiais e distúrbios do estômago. Infusões, decocção, compressas e tinturas.

Qual a diferença entre lavanda e lavanda francesa?

A grande diferença entre esses dois óleos está na composição química. Sendo a composição química diferente, a função terapêutica também será diferente. Não se pode utilizar um com as mesmas indicações terapêuticas que o outro possui.

Qual a diferença entre alfazema?

A alfazema (Lavandula latifólia) é uma das várias espécies de lavandas que existem, com um cheirinho de cânfora um pouco mais forte, que a difere das demais lavandas. As lavandas em geral são plantas mediterrâneas com flores espigadas nas cores azuis, roxo e violeta.

Para que serve alfazema ou lavanda?

Para que serve a alfazema, planta usada para preparar tanto chás quanto perfumes. Conhecida por ter um aroma bem suave e agradável, a alfazema (ou lavanda) é uma planta medicinal comumente usada na confecção de perfumes, aromatizadores e diferentes produtos naturais.

O que é alfazema e para que serve?

A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, pois pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas.

Para que serve o perfume de alfazema?

Utilizada em diversos tratamentos devido suas propriedades relaxantes, analgésicas, anti depressivas e anti espasmódicas, que servem para tratar depressão, ansiedade, má digestão e até mesmo picadas de inseto na pele.

Para que serve o banho de alfazema na Umbanda?

Não se deixe enganar pelo aspecto delicado: a alfazema é poderosa! Por isso, o banho de alfazema é indicado para uma miríade de possibilidades. Ele ajuda na abertura de caminhos, atrai o amor, espanta a negatividade e, é claro, ajuda a atrair boas energias para a vida.

Para que serve as folhas de alfazema?

Ajuda a combater estresse, ansiedade e depressão Isso porque o aroma desta planta tem efeito calmante e analgésico. O chá de alfazema, por exemplo, é muito indicado para tratar depressão, estresse, ansiedade e até mau humor no dia a dia.

Para que serve lavanda francesa?

O Óleo Essencial Natural de Lavanda Francesa da BioEssência é um excelente cicatrizador e regenerador de tecidos, sendo muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil.

Qual o melhor tipo de lavanda?

A Lavandula angustifolia ou Lavanda inglesa, por exemplo, é variedade que proporciona o óleo de melhor qualidade para a perfumaria. Enquanto isso, a Lavandula dentata, a mais difundida em solo brasileiro, produz óleos essenciais preferidos para uso em massagem por ser mais refrescante que o primeiro.

Qual a diferença entre alfazema e alfazema azul?

A alfazema (Lavandula latifólia) é uma das várias espécies de lavandas que existem, com um cheirinho de cânfora um pouco mais forte, que a difere das demais lavandas. As lavandas em geral são plantas mediterrâneas com flores espigadas nas cores azuis, roxo e violeta.