Quais os quatro fases da Teoria Estruturalista de reestruturação?

Quais são as quatro fases da teoria estruturalista de reestruturação?

Reengenharia

  • Estratégia: É a fase em que ocorre a elaboração do planejamento estratégico.
  • Ativação: É a fase em que há a ênfase nos ganhos de desempenho.
  • Melhoria: É a fase em que há a agregação de novos valores.
  • Redefinição: Neste último, há a criação de novas unidades de negócios.

Qual é o objetivo da teoria estruturalista?

A Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações.

Quem são os principais pensadores da teoria estruturalista?

Dentre os pensadores estruturalistas pode-se citar : Max Weber, Robert K. Merton, Philip Selznick, Alvin Gouldner, Amitai Etzioni e Peter M. Blau.

Quais abordagens múltiplas a teoria estruturalista utiliza?

a) Abordagem múltipla: organização formal e informal. Enquanto a teoria clássica se concentrava na organização formal e a teoria das relações humanas somente na organização informal, os estruturalistas tentam estudar o relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal, dentro de uma abordagem múltipla.

Quais são as principais características do estruturalismo?

Principais características do estruturalismo: – Ruptura intelectual com o tradicionalismo. – Entendimento de que o significado é produzido e reproduzido no interior de uma cultura através de várias práticas, fenômenos, ações sociais e atividades que funcionam como sistemas de significação.

Quais os principais elementos da teoria da burocracia?

Principais características da organização burocrática

  • Caráter legal das normas e regulamentos.
  • Caráter formal das comunicações.
  • Caráter racional e divisão do trabalho.
  • Impessoalidade nas relações.
  • Hierarquia da autoridade.
  • Rotinas e procedimentos.
  • Competência técnica e Meritocracia.

Quais são as ideias centrais da teoria estruturalista?

São ideias centrais da teoria estruturalista:

  1. A sociedade de organizações: Os estruturalistas ressaltam que vivemos em uma sociedade cheia de organizações e que dependemos destas o tempo todo. …
  2. O homem organizacional: …
  3. Os conflitos inevitáveis: …
  4. Incentivos mistos:

21 de fev. de 2013

O que é a abordagem estruturalista da administração?

O estruturalismo é uma base epistemológica complexa, utilizada em diferentes áreas do conhecimento, cujo foco de análise tem se alternado de padrões/conjuntos culturais-subjetivos até a própria base material-concreta da sociedade.

Qual seria a definição de estruturalismo?

O estruturalismo, apesar de ser tomado como uma corrente de pensamento, é um modo ou método de análise das ciências humanas que teve sua origem na psicologia e perpassou a linguística, a sociologia, a antropologia e a filosofia no século XX, ganhando destaque entre intelectuais franceses.

Quais as características do estruturalismo e quais as principais contribuições para a Psicologia?

Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.

Quais são as características da teoria burocrática?

A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração.

Quais os princípios básicos da burocracia de Max Weber?

A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). A teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos.

O que se entende por estruturalismo?

O estruturalismo, apesar de ser tomado como uma corrente de pensamento, é um modo ou método de análise das ciências humanas que teve sua origem na psicologia e perpassou a linguística, a sociologia, a antropologia e a filosofia no século XX, ganhando destaque entre intelectuais franceses.

O que é a abordagem estrutural?

A “Abordagem Estrutural” das representações sociais define uma representação social como uma organização, que é atravessada por diferentes dimensões e não como um conjunto de eventos e processos puramente cognitivos.