Quais os conceitos da psicologia analítica junguiana?
Os principais conceitos da Psicologia Analítica de Jung são o inconsciente coletivo, o que difere sua teoria da teoria de Freud, os arquétipos, a persona, a anima e o animus entre outros mais que vem dar força a esta teoria que traz a base para a psicoterapia de orientação analítica.
Quais os principais conceitos de Jung?
Os conceitos principais da psicologia junguiana são apresentados para facilitar o entendimento dos elementos desta abordagem tais como psique, consciência, Ego, inconsciente pessoal e coletivo, os arquétipos (persona, anima e animus, sombra e si mesmo).
Quais são os principais conceitos da psicologia analítica?
Os principais conceitos da psicologia analítica junguiana são:
- Individuação;
- Símbolos;
- Inconsciente pessoal;
- Inconsciente coletivo;
- Arquétipos;
- Sincronicidade;
- Persona;
- Sombra;
Qual a linha da psicologia de Jung?
A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.
Como funciona a psicologia junguiana?
Como ela funciona? Na terapia junguiana, terapeuta e paciente trabalham juntos para reencontrar o caminho que tem mais a ver com a essência do paciente. O paciente pode ficar à vontade para falar do que quiser. Qualquer situação que tenha lhe causado algum afeto pode ser analisada e refletida.
Qual é o objetivo terapêutico da psicologia analítica?
Jung, e também é conhecida como Psicologia Analítica. Tem como característica principal integrar aspectos inconscientes à consciência, com o objetivo de proporcionar equilíbrio e bem-estar ao indivíduo, ajudando o paciente a viver de acordo com o que ele realmente é e resgatar a sua essência.
Qual o conceito mais controverso é característico de Jung?
Apesar da sua intemporalidade, existem metamorfoses nestes conceitos a partir da adaptação que se faz a estes de acordo com um contexto espácio-temporal. Ainda no campo dos arquétipos, Carl Jung estudou e definiu o de sombra, tratando-se este do ego mais obscuro e grotesco da personalidade do ser humano.
Como Jung define personalidade?
Na visão junguiana, existem quatros funções psicológicas básicas (sentir, pensar, perceber e intuir) e dois tipos de caráter (introvertido e extrovertido). Cada indivíduo desperta em si uma função básica e um tipo de caráter, originando assim a sua personalidade.
Qual é o objetivo da psicoterapia na abordagem analítica?
Um dos objetivos centrais de um acompanhamento psicoterapêutico que segue a linha analítica é promover uma reflexão profunda, buscando a resolução de conflitos que interferem na transformação da pessoa.
Quais são as linhas da psicologia?
As principais linhas de estudo da Psicologia
- 1.1 Psicanálise.
- 1.2 Análise Junguiana.
- 1.3 Psicologia Cognitiva Comportamental.
- 1.4 Psicodrama.
- 1.5 Gestalt.
O que esperar da terapia junguiana?
Para o paciente, a terapia junguiana pode ajudá-lo a compreender uma série de questões internas e como tudo isso se relaciona com o mundo. O terapeuta pode propor muitas técnicas, como imaginação ativa, análises de sonhos e arteterapia para trabalhar o psíquico do indivíduo.
Como ser terapeuta junguiana?
Estar registrado no CRM ou CRP de seu Estado por um período mínimo de dois anos; Ter completado cursos de pós-graduação ou grupos de estudo em Psicologia Junguiana. Experiência anterior de, no mínimo, 100 horas de análise pessoal. Experiência de, no mínimo, 50 horas de supervisão individual ou de grupo.
Qual o objetivo da psicoterapia Junguiana?
Jung, e também é conhecida como Psicologia Analítica. Tem como característica principal integrar aspectos inconscientes à consciência, com o objetivo de proporcionar equilíbrio e bem-estar ao indivíduo, ajudando o paciente a viver de acordo com o que ele realmente é e resgatar a sua essência.
Como funciona a Terapia Analítico Comportamental?
A Terapia Analítico Comportamental tem como foco a pessoa em seu contexto e, como objetivo, minimizar o sofrimento do paciente, fazendo-o ter outro olhar diante das situações que lhe causam angústia e preocupação.
Comentários