Quais os personagens de Os Sertões?

Quais são os personagens da obra Os Sertões?

Personagens. Antônio Conselheiro: personagem principal, era um líder religioso e um profeta em Canudos. Prudente de Morais: presidente do Brasil, decretou Antônio Conselheiro como um revolucionário contra a República. Tenente Pires Ferreira: comandou a primeira expedição contra Canudos.

Quais são os personagens secundários da obra Os Sertões?

Personagens principais: Antonio Conselheiro. –Personagens secundários: jagunços e sertanejos. -Cenário: Cidade de Canudos, Nordeste. -Tempo: Presente.

Quais são as características da obra Os Sertões?

A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

Quais as partes de Os Sertões de que trata cada uma delas?

Dessa forma, o livro é dividido em três partes: “A terra”, em que a flora, relevo e clima do sertão nordestino são descritos; “O homem”, em que se descreve o sertanejo a partir de uma visão determinista, atrelada ao naturalismo; e “A luta”, quando o narrador relata, em detalhes, a Guerra de Canudos.

Qual o tema de Os sertões?

A OBRA. Em Os sertões, Euclides da Cunha usou uma linguagem grandiloquente e rica em termos científicos, apresentou nessa obra, no qual o tema principal é a Guerra de Canudos, um verdadeiro retrato do Brasil no fim do século XIX, discutiu problemas que transcendem o conflito que ocorreu no interior da Bahia.

O que se trata a obra Os sertões?

Publicado pela primeira vez em 1902, “Os sertões” de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

Quem são os personagens do livro Vidas Secas?

Esse romance de Graciliano Ramos narra a trajetória de quatro integrantes de uma família – Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho e Menino mais novo – que tenta sobreviver à seca e às adversidades.

São personagens de Graciliano Ramos?

Síntese do romance Os principais personagens são: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais Velho, Menino mais Novo, a cachorra Baleia e o papagaio, que serve de alimento providencial que a família come para aliviar a fome.

Como pode ser caracterizada a obra de Euclides da Cunha?

Euclides da Cunha foi convidado a cobrir a Guerra de Canudos, o que resultou em sua obra-prima: Os sertões. Muitas vezes chamado de barroco científico, pela opulência das imagens e pelo uso acentuado de oposições e contrastes, o texto de Euclides da Cunha é uma verdadeira engenharia da palavra.

O que relata a obra Os sertões?

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista Euclides da Cunha publicado em 1902. A obra é considerada o primeiro livro-reportagem do Brasil retratando a Guerra de Canudos, ocorrida no interior da Bahia.

Quais são as três divisões do livro Os Sertões de Euclides da Cunha e sobre o que é cada uma delas?

O autor, adepto do determinismo, teoria que afirma ser o homem influenciado (determinado) pelo meio, pela raça e pelo momento histórico, dividiu Os sertões em três partes, a saber: A terra (o meio), O homem (a raça) e A luta (o momento).

O que se trata a obra Os Sertões?

Publicado pela primeira vez em 1902, “Os sertões” de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

Que tema geral os escritores do Pré-Modernismo passaram a abordar?

O prémodernismo foi uma espécie de ensaio para o modernismo brasileiro. Durante os anos de 1902 a 1922, o modernismo foi sendo forjado até fixar as suas bases. Nesse período, os problemas sociais, econômicos e políticos tornaram-se mais evidentes, e falar sobre eles era inevitável.

Que tema Graça Aranha aborda em sua obra?

O tema do romance Canaã, escrito pelo diplomata maranhense José Pereira da Graça Aranha (1868-1931) é a imigração alemã. Canaã é ambientado no Espírito Santo, mais especificamente na cidade de Porto do Cachoeiro, a qual leva o nome de Santa Leopoldina nos dias de hoje.