Quais foram os motivos para o fracasso da luta armada durante a ditadura?
A luta armada foi derrotada pela falta de apoio dos movimentos sociais e a falta do envolvimento popular, não havendo uma identidade dos mesmos com seu projeto revolucionário. Os guerrilheiros eram radicais e audaciosos em suas propostas, porém equivocados em suas ações.
Por que houve a luta armada?
Opção armada e clandestinidade A luta armada no Brasil aconteceu durante um regime ditatorial e autoritário, em que não havia liberdade de expressão e que, além disso, proibia reuniões, prendia, torturava e matava seus opositores.
Como se deu a resistência armada à ditadura militar no Brasil?
Foi criado o Movimento Nacionalista Revolucionário e iniciaram-se contatos com guerrilheiros cubanos. A partir do movimento, formou-se uma guerrilha para atuar na Serra do Caparaó, em Minas Gerais, entre 1966 e 1967. … Essa façanha possibilitou aos guerrilheiros negociar a libertação de quinze prisioneiros políticos.
Quais foram as formas de enfrentamentos da ditadura militar?
Os movimentos de contestação contaram com o apoio de amplos setores organizados, como o operariado, os trabalhadores rurais, o movimento estudantil, movimentos comunitários, que se levantaram contra a inflação, o arrocho salarial e a alta no preço dos alimentos que penalizavam as famílias dos trabalhadores, além da …
O que foi a censura na ditadura militar?
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. … Esse sentido civil do golpe e da ditadura precisa ser resgatado e, sobretudo, compreendido.
Por que o ai-5 e considerando o mais violento instrumento jurídico do regime militar?
O Ato Institucional nº 5 se transformou em um instrumento de ameaça a toda e qualquer forma de resistência ao regimento militar. Os 12 artigos e 15 parágrafos do Ato apresentavam um modo de governar sem nenhuma democracia, pois de acordo com o documento apenas o presidente deveria decidir por todos do país.
Por que os militares tomaram o poder em 1964?
A principal justificativa apresentada pelos militares que tomaram o poder em 1964 foi a aproximação do presidente João Goulart com o comunismo. Na visão dos líderes do golpe, Jango estaria prestes a tomar medidas radicais que levariam o Brasil a se tornar um país comunista na América do Sul.
Quais eram os motivos para os jovens fazerem parte dos movimentos de guerrilha?
O povo da região muito pouco sabia dos reais objetivos da guerrilha, os militares espalhavam que eram “terroristas” e os guerrilheiros defendiam-se, embora com uma precária divulgação, onde contestavam as forças militares, afirmando que lutavam pelo povo, pela liberdade e contra a supressão do Estado democrático de …
Quem se envolveu na resistência armada?
O objetivo da Operação Condor era perseguir e reprimir os movimentos opositores que se organizavam contra as ditaduras, sobretudo os movimentos de esquerda. Contou com o envolvimento do Brasil, do Chile, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e dos EUA.
Quais as formas de resistência política ocorreram durante o período da ditadura civil-militar no Brasil?
Aliança Renovadora Nacional (Arena): partido do regime; Movimento Democrático Brasileiro (MDB): oposição consentida (ou seja, não toda e qualquer oposição).
Quais as formas de resistência ao regime militar cite 2 exemplos?
A resistência armada realizou uma série de ações, como atentados com bombas, como o ocorrido contra a embaixada americana, em 1968. Houve, também, assaltos e sequestros realizados por membros desses grupos como formas de luta contra a ditadura.
O que foi a censura na Ditadura Militar?
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. … Houve abençoados pela censura que construíram impérios de comunicações.
Como ocorreu a censura?
A censura no Brasil, tanto cultural como política, ocorreu durante todo o período após a colonização do país. Embora a maioria da censura estatal tenha terminado pouco antes do período da redemocratização que começou em 1974, o Brasil ainda experimenta uma certa quantidade de censura não oficial hoje.
O que foi a lei de censura federal?
Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.
Comentários