São fatores de virulência importantes para os estreptococos?
Os principais fatores de virulência apresentados pelo S. pyogenes são os de aderência; a cápsula de ácido hialurônico; a proteína M; as enzimas DNAse, C5a peptidase, hialuronidase e estreptoquinase; as exotoxinas pirogênicas; estreptolisinas.
O que é fator de Virulencia de uma bactéria?
Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas.
Quais são as principais características de patogenicidade de Streptococcus?
Principais sintomas da infecção por Streptococcus pyogenes Os sintomas são os característicos das doenças que pode causar: faringite, impetigo (infecção cutânea que se caracteriza pela formação de pequenas bolhas cheias de pus), escarlatina, febre reumática, entre outras. O recurso à antibioterapia é frequente.
Quais fatores de virulência do S. agalactiae fazem parte do processo de diagnóstico microbiológico?
Fatores de virulência
- Polissacarídeo capsular.
- Ácido lipoteicóico.
- Proteínas de superfície.
- Hemolisina.
- Enzimas.
- Proteases, nucleases e hialuronidases.
- Fator CAMP.
- Nucleotideos.
Quais são os principais fatores de virulência do S aureus?
Os fatores de virulência, já descritos no mínimo 15 para S. aureus, são componentes de superfície microbiana que reconhecem as moléculas da matriz extracelular do hospedeiro, 25 toxinas e 20 moléculas de evasão do sistema imune do hospedeiro (Fluit, 2012).
Quais os fatores de virulência do S mutans?
Os fatores de virulência principais são: (i) a capacidade de colonização do dente e a síntese de glucanos, (ii) a taxa de fermentação de açúcares, (iii) o metabolismo de polissacarídeos como reserva (iv) a capacidade de produção de ácidos, (v) mecanismos de tolerância, e (vi) biofilme e sistema Quorum sensing (QS) [1].
O que são fatores de virulência de 3 exemplos?
Fatores de virulência. Aderência microbiana. Resistência aos antimicrobianos. Defeitos nos mecanismos de defesa do hospedeiro.
Qual é a definição de virulência?
O que é Virulência: Virulência é a capacidade que um agente biológico tem em produzir efeitos graves ou fatais. Está relacionada com a sua capacidade de multiplicação no organismno infectado, produção de toxinas, entre outros fatores.
Quais as características morfológicas de bactérias do gênero Streptococcus?
O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.
Qual o principal fator de patogenicidade dos pneumococos?
O polissacarídeo capsular (PS) é um determinante essencial para a antigenicidade do pneumococo, e sua diversidade bioquímica induz respostas imunológicas específicas, nas quais se baseia a classificação dos pneumococos em tipos.
Qual o nome do fator de virulência do S aureus?
aureus tem um gene regulador de virulência, denominado agr (accessory gene regulator). Até pouco tempo atrás se sabia que a expressão do gene agr era regulada por um sinalizador químico.
Qual das alternativas a seguir é considerada um fator de virulência de Staphylococcus aureus?
( ) Um dos fatores de virulência do Staphylococcus aureus é o peptidoglicano.
Quais os fatores etiológicos da doença cárie dentária?
Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.
Quais as características do S mutans estão ligadas ao desenvolvimento da cárie dentária?
O Streptococcus mutans é um microrganismo intimamente associado à cárie dentária, apresentando a capacidade de sintetizar polissacarídeos extracelulares aderentes, a partir da sacarose, e polissacarídeos intracelulares a partir de carboidratos fermentáveis.
Comentários