Quais os benefícios da termoterapia?

Quando utilizar a termoterapia?

Quando usar a Termoterapia

  1. Dor aguda por excesso de esforço;
  2. Rigidez e dor em áreas específicas relacionadas à osteoartrite, nós musculares ou pontos-gatilho;
  3. Maioria dos tipos de cãibras e espasmos: menstrual, neuropática, síndrome das pernas inquietas ou mesmo a causada por estresse postural;

São efeitos da termoterapia?

Outros dos efeitos do calor sobre o corpo são o aumento da vascularização, a redução da pressão arterial por vasodilatação, o efeito analgésico por quebra do ciclo vicioso de dor, diluição do muco e até mesmo a atuação no sistema digestivo como laxante, pois há aumento dos movimentos peristálticos.

Para que serve a termoterapia na estética?

A termoterapia, aplicada na estética, tem o objetivo de promover a desintoxicação do corpo e funciona como um detox corporal. A técnica se utiliza do calor para obter efeitos fisiológicos no organismo, aumentando tanto a sudorese quanto a vasodilatação, o que auxilia a eliminação de toxinas do nosso organismo .

Quais são os tipos de termoterapia?

A termoterapia possui duas versões: a hipertermoterapia, que usa o calor, e a crioterapia, que utiliza temperaturas mais baixas. No primeiro tipo, as fontes de calor podem ser por contato, onde há uma troca de energia, como por exemplo, compressas, bolsas de água e pedras.

Quais são os benefícios e indicações da termoterapia?

Benefícios da termoterapia

  • Alivia dores;
  • Queima a gordura localizada;
  • Além disso, elimina toxinas;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz a celulite;
  • Acelera o metabolismo;
  • Ademais, reduz espasmos musculares;
  • Fortalece os ossos;

Quando usar crioterapia ou termoterapia?

Muitas dúvidas podem surgir quanto ao melhor momento para tratar lesões com gelo (crioterapia) ou com calor (termoterapia). Em resumo, o primeiro é benéfico para traumas, ferimentos e lesões agudas, enquanto o segundo é mais indicado para contraturas, lesões musculares e, às vezes, lesões crônicas.

Qual o mecanismo de ação da termoterapia?

A termoterapia Quanto à sua ação, ao provocar o aumento de temperatura no corpo, é desencadeado um mecanismo de termorregulação que, por sua vez, vai acelerar o metabolismo basal, resultando na queima de calorias.

Quais são os efeitos fisiológicos da aplicação do calor na circulação sanguínea?

Efeitos fisiológicos/terapêuticos Vasodilatação Aumento do fluxo sangüíneo Aumento do metabolismo Analgesia Antiinflamatório Diminui rigidez articular Técnicas: 1- Imersão contínua – durante 30 minutos, sem retirar da cuba.

Como se faz a termoterapia?

Como é feita a termoterapia No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e colocamos o filme plástico para fazer uma oclusão (abafar). Em seguida vem a manta térmica.

Qual efeito do uso da termoterapia no processo de emagrecimento?

Procedimento que auxilia na redução corporal com efeito térmico e uso de infravermelho. Promove aceleração metabólica e auxilia o processo de emagrecimento e redução de medidas, celulite e gordura localizada.

Quem pode fazer termoterapia?

A termoterapia com mantas térmicas pode ser feita por profissionais da área de saúde, como esteticistas, fisioterapeutas e dermatologistas. Já a radiofrequência deve ser feita apenas por dermatologistas e fisioterapeutas treinados.

O que é termoterapia e crioterapia?

Gente, tanto a crioterapia como a termoterapia são técnicas de fisioterapia pra tratar lesões e diminuir a dor. A diferença é que a crioterapia resfria a área machucada, enquanto a termoterapia esquenta.

Quais as indicações da termoterapia e da crioterapia?

Indicações: lesões musculares e ligamentares, entorses, traumas agudos, luxações, estiramentos, edemas e hematomas. Contra indicações: doença de Raynaud, doença reumatóide, diabetes, regiões com falta de sensibilidade, circulação comprometida, tecidos lesados e infectados e feridas abertas.

São Contra-indicações para aplicação de calor termoterapia exceto?

(EBSERH/HU-UFS/SE – AOCP / 2014) São contraindicações para aplicação de calor (termoterapia), EXCETO A. infecções ou erupções cutâneas.