Quais filos estão incluídos nos Lofoforados?
Os entoproctos eram incluídos como lofoforados, entretanto são animais prostômios acelomados….Os três grupos de animais (usualmente considerados filos do Reino Animalia) que possuem esta estrutura são os:
- Brachiopoda.
- Bryozoa (Ectoprocta)
- Phoronida.
O que é Lofotrocozoário?
Lofotrocozoário compõem um grupo monofilético, ou seja, com um único ancestral comum, segundo evidências moleculares (Ma et al, 2015). Os grupos biológicos mais antigos dentro de lofotrocozoários são os Gnathifera e Platyhelmintes.
O que é Lophotrochozoa?
Lophotrochozoa é um dos dois ou três grandes grupos de animais protostómios. Inclui os filos listados na secção abaixo. Este agrupamento surge após a realização de estudos moleculares e da aplicação de métodos cladísticos utilizados na atualidade.
Como ocorre a circulação e excreção de Phoronida?
Circulação fechada Um grande vaso descendente estende-se a partir do vaso anelar para a extremidade posterior do corpo, onde reverte a direção e retorna como vaso ascendente. SISTEMA EXCRETOR Excreção: 1 par de metanefrídeos ciliados em U, na porção anterior celoma do tronco.
Quais são os filos contidos no Superfilo Ecdysozoa?
O grupo reune os seguintes filos: Arthropoda, Onychophora, Tardigrada, Kinorhyncha, Priapulida, Loricifera, Nematoda e Nematomorpha.
Quais são as principais características que definem os Deuterostomados?
A formação da boca ou ânus de um indivíduo ocorre a partir da transformação do blastóporo. A ocorrência do segundo tipo (formação do ânus) é a característica principal do grupo dos deuterostomados ou deuterostômios.
O que é um ser Protostomio?
Protostomia (do grego Protos, primeiro + stoma, boca) é um clado de animais com simetria bilateral e três camadas germinativas. O nome do grupo deriva do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus. Na língua portuguesa, o termo protostómios ou protostômios é utilizado para denominar o grupo.
O que são Lophotrochozoa e Ecdysozoa?
Os Protostomia, por sua vez, são divididos em dois grupos: Lophotrochozoa, onde encontramos animais como as planárias (Filo Platyhelminthes), os anelídeos (Filo Annelida) e os moluscos (Filo Mollusca), e Ecdysozoa, que reúne os animais que apresentam troca de cutícula, representados principalmente pelos vermes …
Qual o sistema Circulatorio dos Poriferos?
Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.
Como ocorre o crescimento de um briozoário?
Colônias de briozoários crescem a partir de um único indivíduo, que após sua fase larval livre se fixa em algum substrato sólido, e começa sua reprodução assexuada por brotamento. Desta forma, toda colônia de briozoários é formada por clones do primeiro animal, que é chamada de ancestrula.
Quais os filos foram incorporados em annelida?
O animal mais popular do filo dos Annelida é a minhoca. Ele não, entretanto, constituído exclusivamente por ela. Entre outros, estão inseridos nesse grupo os poliquetas e as sanguessugas. Os anelídeos são divididos em duas classes: Polychaeta e Clitellata, que é constituída pelas sub-classes Oligochaeta e Hirudinea.
Qual filo de Animália possui os seguintes apêndices Cefálicos antenas mandíbulas e papilas orais?
Os panartrópodes incluem, além dos onicóforos, os tardígrados (Tardigrada) e os artrópodes (Arthropoda). Esses animais possuem uma pequena cefalização com três pares de apêndices na cabeça, que são as antenas, as mandíbulas e as papilas orais.
Quem são os deuterostomados?
Animais dos filos Echinodermata (estrelas do mar, ouriços) e Chordata (vertebrados) são classificados como deuterostomados, ou seja, seu ânus foi originado a partir do blastóporo. Como resultado, a boca destes animais é formada posteriormente, na região dorsal do embrião (em lado oposto ao blastóporo).
Qual é a principal característica que define o grupo dos Protosmados?
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. … Este, em alguns animais, dá origem à boca – nesse caso, os animais são chamados de protostomados. No caso dos animais deuterostomados, o blastóporo origina o ânus, e a boca surge depois a partir de um segundo orifício.
Comentários