Quais as principais ideias de Friedrich Schiller?

Qual o pensamento de Johann Schiller?

A moderação das convicções políticas de Schiller foi aprofundada pelas experiências decepcionantes da Revolução Francesa e pelo estudo da filosofia de Kant. Aliás, nos ensaios Sobre o encanto e a dignidade e Poesia ingênua e poesia sentimental ele completa em pontos importantes a estética de Kant.

O que fez Schiller pensar sua teoria estética?

A liberdade, alvo primordial das considerações de Schiller sobre a educação estética do homem, advém da oposição dos impulsos fundamentais que agem no homem. Ela é expressão da vontade que exerce sobre os impulsos o seu poder.

Qual é a importância que o filósofo Schiller deu a cultura estética?

É através da estética, da arte que Schiller quer criar a harmonia entre os impulsos opostos e para isso define e apresenta o impulso lúdico.

Qual foi a primeira peça escrita por Friedrich Schiller?

Die Räuber
Dramaturgo. Nessa época, escreveu sua primeira peça “Die Räuber”.

Qual seria a função da arte ideal segundo Schiller?

A arte teria como função preparar o espírito dos cidadãos para a mudança, pois uma revolução sem base estética é destrutiva e não tem estabilidade. Palavras-chave: Schiller.

Como Schiller nos trouxe também a estética no contexto do sentimento?

Em Schiller, é importante, para compreender o conceito de beleza, saber que ela existe graças ao equilíbrio entre sentimento e entendimento, entre forma e matéria. Num primeiro momento, há no ser humano duas forças opostas, que chama de impulsos, e os denomina de impulso sensível e impulso formal.

Qual o resultado da estética proposta por Schiller?

A teoria estética de Friedrich Schiller (1759-1805) abordou a arte como meio de educar o homem para a liberdade, e serviu de base para a sua produção literária, que busca realizar os princípios teorizados em sua filosofia.

Qual o principal objetivo das Cartas sobre a educação estética do homem de Schiller?

A partir do incêndio, Schiller reescreve a correspondência e a publica em forma de livro em 1795. As Cartas são uma tentativa de Schiller de reinstalar no universo humano a unidade e a conciliação entre os impulsos do sentimento e os da razão cindidos e separados entre si pela emergência da modernidade.

Como Schiller entende a arte?

Para Schiller, a arte deveria servir a uma finalidade que a transcendia, a uma finalidade educativa e formadora do intelecto e dos sentimentos humanos. Schiller não acreditava na ciência e nos filósofos e em sua razão fria, calculista e abstrata como os verdadeiros redentores da humanidade.

Em qual momento histórico Schiller escreve as Cartas sobre a educação estética?

RESUMO: Escritas no final do século XVIII, na obra A educação estética do homem numa série de cartas, Schiller ultrapassa a discussão acerca da arte ao identificar a necessidade urgente de uma educação estética enquanto cura para os males trazidos pela modernidade.

Em que medida a educação estética como preconiza Schiller?

Para tanto, se faz necessária a educação de indivíduos que perpasse pela estética, pela contemplação do belo. Para Schiller (2002), só dessa forma será possível o surgimento do homem ideal, como aquele que supera as necessidades primordiais da natureza e amplia-se por meio de uma cultura que revele a beleza.

O que é a importância da arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Em qual momento histórico Schiller escreve as Cartas sobre a educação estética do homem?

RESUMO: Escritas no final do século XVIII, na obra A educação estética do homem numa série de cartas, Schiller ultrapassa a discussão acerca da arte ao identificar a necessidade urgente de uma educação estética enquanto cura para os males trazidos pela modernidade.

O que é arte para Schiller?

Para Schiller, a arte deveria servir a uma finalidade que a transcendia, a uma finalidade educativa e formadora do intelecto e dos sentimentos humanos. Schiller não acreditava na ciência e nos filósofos e em sua razão fria, calculista e abstrata como os verdadeiros redentores da humanidade.