Quais as formas de interpretação da lei?

Quais são as principais formas de interpretação da lei?

Formas de interpretação do Direito

  1. Interpretação literal ou gramatical. …
  2. Interpretação lógica. …
  3. Interpretação histórico-evolutiva. …
  4. Interpretação sistemática. …
  5. Interpretação teleológica. …
  6. Interpretação sociológica.

24 de fev. de 2015

Como fazer a interpretação de uma lei?

O primeiro passo para você entender melhor um texto legal é compreender a estrutura formal de uma lei – e é essa estrutura que vamos explicar aqui. A lei não é escrita em texto corrido, como uma redação comum em prosa, e o formato que é utilizado nos textos legais tem um significado maior que a mera organização visual.

Quais os principais métodos interpretativos?

Os principais métodos de interpretação constitucional defendidos pela Moderna Hermenêutica são: 1) Método Tópico-Problemático; 2) Método Hermenêutico-Concretizador; 3) Método Científico-Estrutural e 4) Método Normativo-Estruturante.

O que é interpretação teleológica e axiológica?

A interpretação teleológica busca os fins da norma jurídica e a interpretação axiológica busca explicitar os valores que serão concretizados pela norma.

Quais são os elementos de interpretação da lei?

São eles: elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico. O elemento gramatical determina que o intérprete avalie em sua atividade o texto da lei, analisando as palavras e seus significados, para assim, conseguir determinar o que a lei expressa.

O que é a interpretação da lei?

Na vida jurídica, interpretar é confrontar o texto frio da lei com os fatos e litígios a que tem de ser aplicada , e, para este fim, a investigação do exato sentido do mesmo texto, isto nas palavras de Cunha Gonçalves, Ou, ainda, revelar o pensamento que anima as palavras da lei, como quer Clóvis Beviláqua..

O que é um intérprete da lei?

Cabe ao intérprete da lei construir o sentido da norma, perseguindo um ideal de justiça transcendente à aplicação literal da norma, não sendo conivente com a opressão, assumindo uma postura responsável pelas con- seqüências de sua decisão.

Quais são os 4 principais métodos interpretativos trabalhados na hermenêutica?

  • Sistema exegético ou jurídico tradicional. …
  • Sistema histórico. …
  • Sistema teleológico. …
  • Sistema da livre pesquisa e escola do direito livre.

10 de jun. de 2014

Quais os métodos de interpretação?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico. As técnicas de interpretação jurídica são: Analogia, Costume, Princípios Gerais do Direito e a Equidade.

O quê interpretação teleológica?

Teleologia refere-se à noção de finalidade, de objetivo. A interpretação teleológica, portanto, almeja descobrir a razão finalística que motivou a produção normativa. Descobrindo tal razão, que transcende o conteúdo gramatical da norma, é possível interpretá-la de maneira mais eficiente.

O que caracteriza a interpretação teológica?

INTERPRETAÇÃO TEOLOGICA É quando considera os fins aos quais a norma se dirige (telos = fim ) Nem sempre é fácil identificar a finalidade de uma norma, mas, uma vez que ela seja determinada, constrói-se parâmetro, no qual a interpretação deve se enquadrar.

Quais os elementos de interpretação?

Os elementos de interpretação auxiliam o intérprete, pois estabelecem quais as prioridades que devem ser observadas quando for desenvolver uma atividade de interpretação. São eles: elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico.

O que se entende por interpretação?

Interpretação é um substantivo feminino que caracteriza a ação ou efeito que estabelece uma relação de percepção da mensagem que se quer transmitir, seja ela simultânea ou consecutiva, entre duas pessoas ou entidades. … A palavra interpretação pode ser substituída por sinônimos que variam conforme a intenção do seu uso.

Quem faz a interpretacao da lei?

O intérprete é responsável pela interpretação da norma à realidade que pretende que pretende disciplinar.