Quais as doenças causadas pela Bordetella pertussis?

Qual o nome da doença provocada pela bactéria Bordetella pertussis?

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas.

Quais são as complicações da coqueluche?

No estágio de convalescença os sintomas começam a desaparecer e a tosse volta ao normal, no entanto, é nessa fase que podem surgir as complicações, como parada respiratória, pneumonia e hemorragia nas mucosas, por exemplo, caso não seja tratada.

Qual é o agente causador da coqueluche?

A Bordetella pertussis é o agente etiológico da coqueluche, embora quadros clinicamente mais brandos possam ser causados pela Bordetella parapertussis.

O que a coqueluche pode causar a nossa saúde?

A coqueluche, também conhecida pelos nomes pertussis, tosse comprida, tosse com guincho e tosse espasmódica, é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações – convulsões, pneumonias e encefalopatias – podem levar o indivíduo a óbito.

O que é a doença de coqueluche?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios.

Qual o agente causador da doença hipocondria?

E o que causa a hipocondria? Muitas são as causas que fazem com que a pessoa desenvolva esta patologia. As principais delas são: perda na infância, histórico de doenças graves na família e pais pouco afetivos.

Onde a coqueluche ataca?

A coqueluche é uma doença infecto-contagiosa que ataca o aparelho respiratório. É uma doença bacteriana causada pela bactéria Bordetella pertussis.

Quais são as três fases da coqueluche?

Também pode se contrair a doença quando compartilha-se lençóis, copos e outros objetos pessoais. Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

Qual vacina previne a coqueluche?

Além dessas, a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) é administrada a cada gestação, a partir da 20ª semana. O objetivo é garantir a proteção dos bebês contra a coqueluche, devido à transferência dos anticorpos da mãe para o feto pela placenta.

Como a coqueluche age no organismo?

Se desenvolvem no nariz, boca e garganta e após tal período de incubação invade o aparelho respiratório liberando nele suas toxinas produzidas que fazem com que haja superprodução do muco, impede a fagocitose e desregula a ação das células que fazem a fagocitose (macrófagos).

Qual o sintoma mais característico de coqueluche?

A manifestação típica são os paroxismos de tosse seca (durante os quais o paciente não consegue inspirar e apresenta protusão da língua, congestão facial e, eventualmente, cianose com sensação de asfixia), finalizados por inspiração forçada, súbita e prolongada, acompanhada de um ruído característico, o guincho, …

Quanto tempo dura a tosse coqueluche?

A tosse é seguida por um som de guincho específico e vômitos. Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradativamente. A doença é transmitida por contato direto com secreção de indivíduo doente como gotas de saliva lançadas ao ar ou por objetos contaminados.

O que é coqueluche em bebê?

A doença atinge o sistema respiratório e é causada pela bactéria bordetella pertussis. Os principais sintomas nos recém-nascidos são tosse agressiva — que pode fazer a criança perder o ar — e vômitos.

Qual a origem da hipocondria?

A categorização da hipocondria como doença surgiu com Galeno, que apontava a existência de distúrbios das funções sexuais provocando a melancolia nos homens da mesma forma que a histeria nas mulheres.