Qual a diferença entre a democracia ateniense e a atual?
Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.
Quais as principais diferenças e semelhanças entre a democracia grega e a atual?
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.
Quais são as principais diferenças entre a democracia grega e a democracia no Brasil atual?
A principal diferença é que na democracia brasileira todos são considerados cidadãos, já lá em Atenas não apenas homens maiores de 21 anos, filho de pai e mãe ateniense e nascido em Atenas, as mulheres, os estrangeiros, menores de 21 anos e escravos não eram considerados cidadãos.
Por que o conceito de democracia ateniense é importante até os dias de hoje?
A democracia ateniense foi uma das bases mais importantes para o desenvolvimento de uma democracia moderna. Entretanto, o conceito elaborado na pólis grega muito se difere do atual. … Em Atenas eram considerados cidadãos apenas os homens gregos e livres. Ou seja, uma minoria da população era efetivamente cidadã.
Quais são as principais diferenças entre a democracia antiga e a democracia moderna?
Diferentemente da Grécia Antiga, na democracia moderna há distinção de Estado e sociedade, regida por um sistema representativo. Todos têm o direito ao voto, assim como o direito de se candidatar a cargos públicos – respeitando as normas de cada Estado.
Qual é a diferença entre a vivência política atual e a dos gregos antigos?
Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população.
Qual a característica importante da democracia existente no Brasil atual?
a liberdade de expressão e opinião de vontade política de cada um; a igualdade de direitos políticos e a possibilidade de oportunidades iguais para que povo e partidos políticos possam se pronunciar sobre decisões de interesse público.
Como era a democracia dos antigos?
Em sua forma histórica, a democracia dos antigos, expressa na experiência ateniense, era uma democracia direta que se realizava num espaço restrito – a cidade/Estado grega. Ela, a democracia, se processava por intermédio de um sistema de assembléias, às quais era atribuído o poder de tomar todas as decisões políticas.
Como era a democracia de antigamente?
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Qual a diferença entre o cidadão da Grécia Antiga e o do Brasil atual?
C) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões.
Como é a política da Grécia atual?
República
ParlamentarismoRepública constitucional
Grécia/Governo
Quais são as principais características de um governo democrático na atualidade?
Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos.
Qual é a característica mais importante da democracia?
Características da democracia Liberdade de pensamento, expressão e associação; Alternância de poder; … Sistema institucional de freios e contrapesos ao exercício do poder; Equidade na representação de grupos minoritários nas esferas públicas de decisão.
O que significa democracia dos antigos e dos modernos?
Esse retrospecto é importante porque a democracia possuía vínculos com a participação direta do cidadão nas tomadas de decisão. A democracia dos modernos por sua vez, se relacionada com a representação política, onde o cidadão participa por meio de mecanismos criados pelo Estado para eleger os seus representantes.
Comentários