Quais são as características do capim mombaça?
O capim–mombaça é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. … Tem persistência média de seis anos, com produção animal de 15 @/ha/ano. Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar.
Qual as vantagens do capim mombaça?
Bastante utilizado como alimentação do gado bovino e caprino, o capim mombaça tem como uma de suas principais vantagens a sua alta produtividade e capacidade de armazenar nutrientes; além do alto poder de adaptação a diferentes tipos de solo e condições climáticas.
Quanto de proteína tem o capim mombaça?
Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 300 e 500kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.
Qual o valor nutricional do capim mombaça?
Avaliando as limitações nutricionais no capim Mombaça, Paulino et al. (2002) ponderaram que a adubação nitrogenada não interferiu nos teores foliares de macronutrientes, encontrando os seguintes resultados: 0,16 dag kg-1 de P; 1,25 dag kg-1 de K; 0,44 dag kg-1 de Ca e 0,35 dag kg-1 de Mg.
Qual a origem do capim mombaça?
nativa da África, coletada pelo Institut Français de Recherche Scientifique pour le Développment en Coopération (Orstom) e CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE FORRAGEM lançada no Brasil pela Embrapa Gado de Corte em 1993.
Qual o ciclo do capim mombaça?
É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,65 m, folhas quebradiças, com largura média de 3,0 cm e sem serosidade. As lâminas apresentam poucos pêlos, duros e curtos, principalmente, na face superior. As bainhas são glabras.
Para que serve semente de Mombaça?
O capim mombaça serve, essencialmente, para a alimentação da pecuária. E esse fato se dá, principalmente, por conta da necessidade nutricional e palatabilidade dos bovinos e caprinos, sendo o capim mombaça a sugestão ideal para a alimentação desse tipo de rebanho.
Qual o melhor capim Massai ou Mombaça?
No entanto, o capim–massai suportou maior taxa de lotação (2,15 UA/ha) que o capim–mombaça (1,86 UA/ha). No entanto, esta maior capacidade de suporte não foi suficiente para compensar o menor ganho de peso vivo dos animais neste pasto (626 kg/ha. ano) em comparação àqueles mantidos no pasto de capim–mombaça (691 kg/ha.
Qual o capim com maior teor de proteína?
BRS Capiaçu
Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1). Capiaçu, em tupi-guarani, significa “capim grande”.
Qual o teor de proteína do capim Kurumi?
Produção – O valor nutritivo é um dos pontos fortes dessa cultivar. Segundo as pesquisas, os teores de proteína bruta (PB) têm variado entre 18% e 20% e os coeficientes de digestibilidade entre 68% e 70%.
Qual a família do capim Mombaça?
GramíneasCapim-mombaça / Família
Quanto tempo leva para nascer o capim Mombaça?
120 dias
Semeadura, Germinação e Tempo necessário para o uso Semeadura a lanço ou de 20 a 40 cm, entre linhas, com compactação das sementes. Profundidade de 0,5 a 1 cm. Germinação de 7 a 28 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.
Quantos dias para nascer o capim mombaça?
28 dias
Semeadura, Germinação e Tempo necessário para o uso Semeadura a lanço ou de 20 a 40 cm, entre linhas, com compactação das sementes. Profundidade de 0,5 a 1 cm. Germinação de 7 a 28 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.
Como fazer o manejo do capim mombaça?
Esse capim é de porte alto e com grande acúmulo de colmo, portanto, deve ser manejado sob pastejo rotacionado. Para a colheita eficiente de forragem com melhor valor nutritivo, deve-se adotar a rotação flexível dos pastos.
Comentários