Quais características do Barroco na literatura?
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
O que é o Barroco para a literatura?
Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
O que foi o Barroco e suas características?
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.
Quais são as características do Barroco na linguagem?
Apresenta muitas figuras de linguagem A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé.
Quais são as principais características do barroco brasileiro?
As principais características do barroco literário brasileiro são:
- Linguagem dramática;
- Racionalismo;
- Exagero e rebuscamento;
- Uso de figuras de linguagem;
- União do religioso e do profano;
- Arte dualista;
- Jogo de contrastes;
- Valorização dos detalhes;
Quais são as principais características do barroco e como elas se relacionam com os conceitos do teocentrismo é antropocentrismo?
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. …
O que significa o estilo barroco?
O que é o barroco (arte e estilo): O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. … Dicionários do século XVII passaram a usar o termo barroco como adjetivo para qualificar aquilo que era “irregular” ou “dispendioso”. Inicialmente, esta era considerada uma acepção pejorativa.
O que o barroco buscava?
O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.
Qual a principal característica da arte barroca?
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
Quais as características do barroco brasileiro?
As principais características do barroco literário brasileiro são:
- Linguagem dramática;
- Racionalismo;
- Exagero e rebuscamento;
- Uso de figuras de linguagem;
- União do religioso e do profano;
- Arte dualista;
- Jogo de contrastes;
- Valorização dos detalhes;
Qual a linguagem da poesia barroca brasileira?
A arte barroca é vinculada à contrareforma. Caracteriza-se pela linguagem rebuscada, uso de hipérbole e de metáforas. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta: Bento Teixeira.
O que é Barroco na língua portuguesa?
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.
Qual o principal tema do barroco no Brasil?
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
Quais as principais características do Renascimento e do barroco?
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. … O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Comentários