Por que o Dia Nacional de surdos é comemorado em 26 de setembro?
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.
O que significa o Dia do Surdo?
26/9 – Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.
Porque os surdos comemoram o mês de setembro?
O mês foi escolhido pois em setembro de 1857 foi inaugurado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos no Brasil; e a cor azul, para representar a resistência, uma vez que, na segunda Guerra Mundial as pessoas com deficiência, inclusive os surdos, tinham que usar um …
É importante ter um dia nacional para o Surdo?
O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro, próximo domingo. Oficializada em 2008, com a fundação do Instituto Educacional de Surdos, a data chama atenção para a necessidade de inclusão e respeito à população surda no Brasil e para a garantia e preservação de seus direitos.
O que é setembro Surdo?
O mês de setembro é o mês de visibilidade da comunidade surda brasileira, conhecido como o “Setembro Azul”, em referência ao dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo.
O que fazer no dia do Surdo?
É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.
O que é setembro surdo?
O mês de setembro é o mês de visibilidade da comunidade surda brasileira, conhecido como o “Setembro Azul”, em referência ao dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo.
Porque o setembro azul e o setembro amarelo são tão importantes?
Os meses com cores surgiram para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento de doenças, e até mesmo para debater outros temas que merecem visibilidade.
Qual a importância do dia do Surdo para a comunidade surda?
O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos.
O que podemos fazer para incluir o surdo na sociedade?
Aprenda Libras! Saber se comunicar (mesmo que em um nível básico) pela língua materna da comunidade surda é muito importante. Se a pessoa surda for um familiar, torna-se ainda mais fundamental conhecer a Libras para estreitar os laços, trocar ideias, aprender e ensinar, compartilhar a vida.
O que significa setembro para os homens?
O mês de setembro chegou e com ele o movimento NoFap September voltou à tona. Iniciada em 2009, a mobilização visava à realização de um desafio: evitar a prática de masturbação e consumo de pornografia compulsivos nos 30 dias do mês de setembro, o que motivou repercussão nas redes sociais.
O que é setembro azul resumo?
Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, uma ação que traz conscientização e homenagens a essa população.
Quais são os desafios da comunidade surda?
A ausência de intérpretes da língua de sinais nos espaços sociais, principalmente em órgãos públicos ou que prestem serviços essenciais, também é um grande desafio, assim como o desconhecimento da língua portuguesa por boa parte da comunidade surda.
Qual o significado da cor azul no setembro azul?
O Setembro Azul carrega histórias de lutas por uma sociedade mais justa e inclusiva e celebra os direitos conquistados pela comunidade surda. A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda.
Comentários