Porque Barbacena ficou conhecida como a Cidade dos Loucos?

Porque Barbacena é conhecida como a Cidade dos Loucos?

É uma história que começou em 1903, quando a cidade foi escolhida para receber o primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, mas continuou por décadas, quando milhares de pessoas foram internadas ali, fazendo com que o município passasse a ser conhecido como a Cidade dos Loucos.

Qual cidade brasileira é conhecida como Cidade dos Loucos?

Antes e depois dela, dezenas de milhares de brasileiros foram abandonados em hospícios de Barbacena, que ficou conhecida como a cidade dos loucos.

Porque Barbacena?

Barbacena teve por origem uma pequena aldeia de índios Puris, formada por jesuítas junto às cabeceiras do Rio das Mortes, pelas primeiras bandeiras que penetraram no território das Minas Gerais e Borda do Campo. Os últimos representantes desses indígenas desapareceram em meados do século XVIII. …

O que foi o massacre de Barbacena?

Pelo menos em Barbacena. Na cidade do Holocausto brasileiro, mais de 60 mil pessoas perderam a vida no Hospital Colônia, sendo 1.853 corpos vendidos para 17 faculdades de medicina até o início dos anos 1980, um comércio que incluía ainda a negociação de peças anatômicas, como fígado e coração, além de esqueletos.

Porque o hospital psiquiátrico de Barbacena MG é comparado ao campo de concentração nazista *?

Os paralelos com os campos nazistas não paravam aí. Estima-se que 70% dos internados não apresentavam registro de doença mental. Eram gays, alcoólatras, militantes políticos, mães solteiras, mendigos, negros, pobres, índios, pessoas sem documento etc.

O que quer dizer manicômio?

Manicômio é o nome dado ao estabelecimento ou hospital psiquiátrico especializado em tratar de pessoas com problemas mentais. O manicômio, também conhecido como hospício, alberga pessoas com diferentes tipos de transtornos mentais, por norma aquelas que apresentam patologias mais severas.

Tem hospício no Brasil?

Para quem precisa de internação, a dificuldade é grande. O atendimento psiquiátrico no Brasil, de longa data, já tem dificuldades, principalmente no agendamento de consultas. No DF, o Hospital São Vicente de Paulo é o único hospital psiquiátrico publico.

Como é viver em Barbacena?

De acordo com o último Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Barbacena está entre as 20 melhores cidades para se viver em Minas Gerais, ocupando a 19ª colocação com IDH de 0,769, índice considerado Alto pelo levantamento.

Porque Barbacena e frio?

Barbacena. O frio e o nevoeiro são comuns na cidade das rosas. Situada a 1.160 metros de altitude, ao passar por Barbacena a diferença de temperatura é bastante nítida quando comparada com as outras cidades ao redor. O clima ameno no município faz a temperatura dos termômetros oscilarem bastante.

Porque o Estado de Minas Gerais tem esse nome?

Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas “minas gerais“, em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério.

Como acabou o hospício de Barbacena?

Enquanto o plano do Hospital Colônia era primariamente atender a pessoas com transtornos mentais, o local acabou por tornar-se um campo de extermínio para aqueles que não se adequavam aos padrões normativos da época ou não atendiam aos interesses políticos de classes dominantes.

O que aconteceu com o hospital de Barbacena?

O hospital Colônia de Barbacena foi fechado no fim dos anos 80. Alguns pacientes que sobreviveram à época da barbárie hoje recebem acompanhamento no Centro Hospitalar Psiquiátrico da cidade. Outros foram transferidos para Belo Horizonte.

Por que o Hospital Colônia e comparado a um holocausto?

Os pacientes eram submetidos a situações de crueldade e desleixo: Homens, mulheres e crianças, às vezes, comiam ratos, bebiam esgoto ou urina, dormiam sobre capim, eram espancados e violados. Nas noites geladas da serra da Mantiqueira, eram atirados ao relento, nus ou cobertos apenas por trapos.

Qual era o objetivo do Hospital Colônia de Barbacena?

Primeiro hospital psiquiátrico público de Minas Gerais, atuava na assistência aos “alienados”, em área anteriormente ocupada por sanatório particular destinado ao tratamento de casos de tuberculose. Em 1911, a instituição se tornou “hospital colônia“, tendo o trabalho como principal forma de terapia.